Processo de Trabalho na ESF
Por: rfsregis1 • 19/8/2018 • Resenha • 864 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Fichamento de Estudo de Caso
Luciana Ferreira Bispo
PROCESSO DE TRABALHO NA ESF...,
Tutor: Prof. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira
Cabo Frio
2018
Estudo de Caso :
PROCESSO DE TRABALHO NA ESF
Sistema de Saúde no Brasil
O SUS no Brasil (Sistema Único de Saúde), vivemos atualmente um momento de grande caos em relação ao nosso Sistema de Saúde, podendo observar que é cada vez mais visível os problemas decorrentes da saúde em nosso país. Tendo em vista uma população que cresce a cada ano, gerando uma certa desordem em relação a nossos governantes que não abraçam a causa como deveria, deixando de investir em áreas que são de estrema importância para o bem estar de nossa população ou ainda por delegar poderes a grupos que não são técnicos ou não tem conhecimento de causa em relação a área de atuação, ou seja a cada nova gestão os investimentos na área de saúde é inversamente desproporcional ao crescimento da população, cada vez mais, é investido menos recursos, e cada vez mais vivemos situações preocupantes quando o assunto é saúde pública. Observa-se que o crescimento de planos de saúde é cada vez maior, uma vez que a desordem na saúde pública é cada vez pior. Nota-se cada vez mais o número de planos de saúde, sendo estes de diversos tipos, que tem aparecido no mercado, desde o básico ao top, sendo adquirido conforme o alcance de cada um indivíduo, porém ainda, assim como ocorre no Sistema público a sobre carga na demanda das empresas que prestam esse tipo de serviço vem sendo cada vez maior e o número de atendimento que só cresce, chegando a ponto de gerar filas de espera também nesta modalidade.
O que podemos observar, é que o inverso do que ocorre nos planos de saúde ocorre na saúde pública, parecendo uma concorrência que chega a ser desleal, pois nossos governantes investem muito pouco na saúde pública, e aquilo que poderia servir de molde, cada vez mais está sendo sucateado. Temos Leis que são de estrema importância, no que diz respeito a saúde pública, no entanto situações como o teste do pezinho, campanha de vacinas, entre outros, que em outras épocas, surtiam grandes resultados, hoje em dia não tem sido levado muito a sério, pela população, pois chegou a um nível grande de desleixo por parte daqueles que estão a frente deste processo. Situações como a da febre amarela, sarampo tem voltado a ocorrer num momento em que se parecia não ser mais possível que pudesse existir. Tem ocorrido nos dias atuais, problemas, talvez por não ter sido levada a sério ou por falta de comprometimento de uma política pública.
Desde o surgimento das unidades de saúde as chamadas ESF, que tem como objetivo, o bem estar da população, verificando, cuidando, ou seja, minimizando ou tentando diminuir a incidência de doenças, assim como desafogar as filas de hospitais, porem sabemos que o nosso senário político está desgastado, e que apesar de tudo, o plano é formado de boas ideias e que deve ter uma grande atenção de todos, não tem sido executado de forma coesa, talvez por negligencia ou por falta de fiscalização entre outros o que se vê é que estratégias que vão desde uma compra de pequeno porte, como uma compra que demanda um tremendo acompanhamento, tem sido usada para benefícios próprios, deixando a população num caos terrível. O que se pode observar nos dias atuais, é qie chega-se a faltar desde o medicamento básico ao mais elaborados, levando a população em certos momentos a apelar para a justiça, para que tenha seus direitos atendidos.
...