Programação de esquema básico de vacina
Por: vaniamatossilva • 3/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.401 Palavras (14 Páginas) • 290 Visualizações
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO.....................................................................
2 SITUAÇÃO DE SAÚDE .........................................................................
2.1 DETERMINANTES.............................................................................
2.2 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO..............................................................
2.2.1 Mortalidade...................................................................................
2.2.2 Morbidade......................................................................................
2.3 ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS..........................................................
3 PROGRAMAÇÃO DO ESQUEMA BÁSICO DE VACINAÇÃO .................
4 AVALIAÇÃO DO ESQUEMA BÁSICO DE VACINAÇÃO ..........................
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................
REFERÊNCIAS.............................................................................................
1 APRESENTAÇÃO
Nenhuma ação em saúde é tão efetiva e eficiente quanto vacinar crianças contra as principais doenças preveníeis por imunização. O planejamento de vacinação nos municípios abordam o gerenciamento relacionado a vacinação, de acordo com o perfil epidemiológico traçados pelos profissionais e dirigentes da área de saúde, que tem como função informar e atualizar a população sobre os agravos da doença, promovendo a atenção primaria em saúde.
Para atingir uma cobertura vacinal adequada, definida como o percentual de uma população alvo que foi vacinada, é preciso fundamentalmente ações institucionais conjugadas e organizadas pelo setor público em diversos níveis . em esforço conjunto a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Panamericana de Saúde (OPS) e os governos da América Latina e Caribe desenvolveram o Programa Ampliado de Imunizações (PAI), definindo metas e diretrizes para superação da defasagem entre esse potencial e seu desempenho.
No Brasil, o PNI introduzido em 1973 é a principal porta de entrada da assistência, garantida pela lei 8080/90 com o objetivo de controlar ou erradicar a poliomielite, sarampo, difteria, tétano, coqueluche e tuberculose ,mediante imunização sistemática com meta de atingir 100% de cobertura vacinal para os primeiros anos de vida.
Este trabalho conta a programação e avaliação do esquema básico de vacinação para o município de Caíru ,com dados como: Taxa de Analfabetismo , Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Mortalidade e Morbidade , disponibilizados no site do DATASUS, sendo o presente trabalho direcionado de acordo com o objetivo central, que é a construção do esquema básico de vacinação para crianças menores de 1 ano , avaliando, planejando e discutindo acerca da organização dos serviços de saúde no município de Caíru.
2.SITUÇÃO DE SAÚDE
2.1 DETERMINANTES
O município de Cairu no inicio era habitado pela tribo indigina dos Aimorés. A penetração no território iniciou-se na primeira metade do século XVI, por Francisco Romeo, administrador da Capitania de São Jorge dos Ilhéus que, encantado com a amenidade do clima e a graciosidade do local, iniciou, aí, uma povoação, enfrentando a ira dos aimorés. (IBGE, 2016).
Foi tornada vila em 1608, das mais importantes da colônia, inclusive sendo sede de ouvidoria da Capitania de Ilhéus. Neste mesmo ano foi criado o Município por Carta Régia, desmembrado de Ilhéus, recebendo a denominação de Vila de Nossa Senhora do Rosário do Cairú. Em 1610, foi elevada à categoria de cidade, através do Decreto-Lei Estadual de 30.03.1938. (www.ibahia,2016) .
O município de Cairu esta localizado no baixo sul da Bahia, com extensão territorial (460,980Km²), com densidade demográfica (33,35 habitantes/Km²),com população estimada para 2015 de 15.730 habitantes (IBGE, 2016).
Tabela 1
Taxa de Analfabetismo segundo sexo. Ilhéus/BA, 2000 – 2010
Ano | Masculino | Feminino | Total |
2000 2010 | 29,8 16,9 | 26,4 13,5 | 28,2 15,2 |
Total | 22,0 | 18,6 | 20,4 |
Fonte: IBGE - Censos Demográficos (acesso em 07 mar. 2016)
Com analise na tabela 1,comparando o ano de 2000 e 2010 podemos observar que o município de Cairu apresentou uma diminuição da taxa de analfabetismo em ambos os sexos .no ano de 2010 a incidência da taxa do analfabetismo no sexo feminino era de 13,2%, e no masculino 16,9%.podemos observar também que houve um decréscimo em relação a taxa total no ano 2000 para 2010 ,passando de 28,2% para 15,2% respectivamente ,mantendo ainda assim uma desigualdade na taxa entre os sexos ,observando que no sexo feminino a taxa foi de 13,5%e no masculino 16,9%.(Tabela 1)
No Brasil a taxa de analfabetismo na população de 15 anos ou mais de idade caiu de 13,63% em 2000 para 9,6% em 2010. Apesar desse decréscimo o Brasil ainda não alcança a meta prevista pela Unesco ,de ate 6,7 de analfabetos em 2015 afirma Mozart Neves Ramos .este problema ocorre porque no norte e nordeste a população rural mais velha e analfabeta e a grande evasão na educação de jovens e adultos e alta. (www.brasil,2016)
Quando observamos os dados do município de Cairu,podemos notar que o município não obteve um aumento significativo na alfabetização ,sendo necessário o investimento em métodos que favoreçam ainda mais o decréscimo na taxa de analfabetismo. Para favorecer a redução na estatística de analfabetismo, e preciso garantir acesso a educação, professores qualificados, condições de trabalho, infraestrutura das escolas, alimentação escolar de boa qualidade e politicas publicas que garantam a participação das comunidades.
...