Projeto cancer de tireoide
Por: NaÍra Suelle • 5/6/2019 • Projeto de pesquisa • 3.913 Palavras (16 Páginas) • 328 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS.[pic 1]
NAÍRA SUELE DA CONCEIÇÃO SANTOS
DA DETECÇÃO À PREVENÇÃO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UEMS SOBRE O CÂNCER DA TIREOIDE
DOURADOS/MS.
2017
NAÍRA SUELE DA CONCEIÇÃO SANTOS
DA DETECCÃO À PREVENÇÃO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UEMS SOBRE O CÂNCER DA TIREOIDE
Projeto de pesquisa apresentado como parcela de avaliação na Disciplina de Metodologia Científica Aplicada à Enfermagem, na Área da Saúde da UEMS.
ORIENTADORA: PROFª. LOURDES LAGO STEFANELO
DOURADOS/MS.
2017
Ficha Catalográfica[pic 2]
RESUMO
(Tema, problemática, objetivo, hipótese, metodologia, dados principais e conclusão)
Palavras-chave:
ABSTRACT
(Tema, problemática, objetivo, hipótese, metodologia, dados principais e conclusão)
Palavras-chave:
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.....................................................................................7
- REFERENCIAL TEÓRICO ..................................................................9
- METODOLOGIA.................................................................................15
- ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS........................17
- CONCLUSÃO......................................................................................18
- REFERÊNCIAS...................................................................................19
APÊNDICE A- INSTRUMENTO DE PESQUISA
APÊNDICE B- TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
APÊNDICE C- CARTA DE APRESENTAÇÃO
APÊNDICE D- CODIFICAÇÃO DOS DADOS
ANEXOS
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
- INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, os casos de neoplasia, popularmente conhecido como câncer, vem apresentando níveis consideráveis de aumento no mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), do ano 2000 até os dias atuais, esta patologia alcançou o índice de 31% em novos diagnósticos. Tendo em mente as inúmeras ações que poderiam prevenir tais números, uma melhor conscientização por parte das pessoas e dos profissionais de saúde, como enfermeiros trazem um importante aliado no combate à doença.
Nessa perspectiva, cientes dos casos mais explorados pelos meios de comunicação, como o câncer de colo do útero e próstata, sua variabilidade muitas vezes não é apresentada, resultando em um diagnóstico tardio. Dessa forma, este projeto abordará o Câncer de Tireoide, a partir da sua detecção, diagnóstico, prevenção e tratamento com foco nos profissionais da saúde enfermeiros. Para sua elaboração serão realizadas entrevistas com discentes da última série do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) do estado do Mato Grosso do Sul (MS), o Câncer da glândula tireóide é a neoplasia maligna mais frequente do sistema endócrino, no qual afeta mais mulheres do que homens, sendo mais comum entre os 25 e os 65 anos. Dessa forma, como os discentes de enfermagem, a partir do conhecimento adquirido na academia, podem contribuir de forma a diagnosticar, combater e prevenir esta patologia? Eis um dos questionamentos que cercam este projeto.
Nessa perspectiva, o objetivo principal desta investigação é verificar o que os estudantes de enfermagem da UEMS conhecem sobre a neoplasia da glândula da Tireóide. Em âmbito específico, obter conhecimento com os futuros enfermeiros, no intuito de analisar como lidam com a causa e resolução da problemática aqui abordada. Além disso, identificar o quão estão preparados para aplicar seu conhecimento na prática cotidiana nestes casos.
A hipótese básica deste estudo é que os estudantes de enfermagem apesar de terem uma grade curricular que aborda várias áreas do conhecimento da saúde individual e coletiva, necessitam de um conhecimento especializado para obtenção de um diagnostico na prevenção dos casos de neoplasia tireóidea. A hipótese secundária é que se os estudantes tiverem um conhecimento especifico, terão melhores condições e se sentirão mais capacitados para atuarem na detecção, diagnóstico, tratamento e prevenção do Câncer da Tireóide.
Partindo do princípio que a atuação do profissional enfermeiro se dá tanto na atenção básica, quanto na área hospitalar, julgamos interessante buscar conhecer como esses profissionais que estão a concluir o curso e já em fase de atuação nos estágios supervisionados, lidam e aplicam seu conhecimento no diagnóstico e no atendimento à pacientes portadores de neoplasias da glândula da tireóide. Sendo este, o motivo para a escolha deste grupo específico dentro do quadro de graduação em enfermagem da UEMS.
- REFERENCIAL TEÓRICO
A tireóide é uma glândula do corpo humano, responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam no sistema circulatório e nervoso, também em órgãos como fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no estado emocional (VERTANIAN, 2013).
A glândula tireoide está acima da cartilagem tireóidea, na parte da frente do pescoço. Possui formato de borboleta, com 2 Lóbulos - o lóbulo direito e o lobo esquerdo - unidos por um istmo estreito (MAIA et. al, 2014).
...