Resenha o Jardineiro Fiel
Por: julianafrinnhani • 1/5/2019 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 845 Visualizações
O filme O Jardineiro Fiel, retrata um drama baseado em fatos reais onde a história relata sobre um jovem britânico e diplomata apaixonado pelo cultivo de plantas, Justin Quayle, e de sua esposa, Tessa Quayle, uma ativista de causas humanitárias, assassinada misteriosamente após se mudarem para a África. Em um congresso onde se conheceram, Tessa interrogou Justin ocasionando uma discussão entre os dois. Logo após, os dois se tornaram íntimos, se casam e ela engravida.
Os dois vão morar no Quênia, onde Tessa começa a trabalhar juntamente com um médico, Arnold Bluhm. Eles percebem a morte inexplicável de diversas pessoas medicadas. Começam então uma investigação sobre as indústrias farmacêuticas ali estabelecidas e a montagem de um dossiê, onde é exposta toda a ação criminosa e anti ética das indústrias.
Na tentativa de expor o mal que as indústrias do ramo farmacêutico estavam fazendo, Tessa é assassinada. Quando Justin retorna para reconhecer o corpo de sua esposa, passa por um momento de tristeza, mas resolve investigar de forma particular a sua morte.
Nas coisas de Tessa ele encontra vários indícios da investigação que a mesma estava fazendo e decide dar continuidade para que possa concluir o desejo dela. Após concluir o dossiê ele retorna ao local que se encontra o corpo de Tessa, mas é assassinado com oito tiros.
O conflito ético do filme inicia quando as próprias autoridades tem ciência do crime cometido pelas indústrias farmacêuticas e as apoia. O teste ser feito em uma comunidade pobre, com pouco estudo e negra, mostra um outro conflito ético, que é o abuso dessas indústrias na utilização dessas pessoas que estão a mercê da qualidade de vida como cobaias.
Por fim, nos faz refletir o quão ético e moral podemos ser, se nos envolveríamos em prol do bem comum, para ajudar uma comunidade de pessoas que não conhecemos, ou se seria conveniente não se envolver. Precisa-se pensar na ética como algo acoplado ao ser humano, uma mínima atiituda desencadeia em uma drástica. Portanto, a reflexão final é nos conduzir sempre corretamente, sendo em pesquisas médicas, procedimentos com pacientes, medicação sem o consentimento do mesmo. E pensar que está ali para o bem comum, e não apenas um ganho particular.
...