Saude da criança
Por: sampassos • 25/9/2015 • Resenha • 469 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
O bom crescimento e desenvolvimento da criança tem relação direta com sua saúde e sua alimentação, e o acompanhamento e registro desses dados são fatores importantes para conhecer e monitorar a saúde e a qualidade de vida do meio em que vivem.
A rede básica de serviço de saúde do país tem por finalidade a promoção e orientação do desenvolvimento da criança de acordo com que o Ministério da Saúde preconiza para a extinção da morbidade e mortalidade infantil. Apesar dos esforços para que essa população tenho um acompanhamento adequado, existe uma porcentagem de crianças que não são devidamente assistidas com relação aos registros de controle dos gráficos de desenvolvimento em suas carteirinhas de acompanhamento, que tratasse de um instrumento básico utilizado para a vigilância da saúde da criança de uma forma global para todos os profissionais de saúde direcionando o acompanhamento e atendimento adequado para cada caso.
O processo de crescimento pode ser dividido em duas etapas, sendo eles: crescimento intra-uterino e crescimento pós-natal, ambos com necessidades de registros adequados para seu acompanhamento. O crescimento intra-uterino é um intenso processo de multiplicação de células e posterior aumento no tamanho das células até o nascimento, onde fatores externos influenciam diretamente nesse processo. Alterações na saúde e nutrição da mãe podem interferir gravemente no desenvolvimento intra-uterino e isso pode levar preocupantes danos no crescimento pós-natal. Sendo assim o acompanhamento de uma boa cobertura pré-natal permite identificar os aspectos inadequados para evitar o baixo peso dos recém nascidos.
O crescimento infantil sofre influência de uma série de fatores que podem ser classificados como genéticos, onde sofrem influência de suas características descendentes, e ambientais onde os fatores sofridos desde sua vida intra-uterina como má-nutrição materna, o uso de tabaco e outras drogas pela gestante, saúde, habitação e saneamento afetam diretamente no seu desenvolvimento.
O acompanhamento e avaliação antropométrica do crescimento físico refere-se as medida de alterações no tamanho corporal associadas à idade. Com isso são registradas as medidas como peso, estatura, perímetro cefálico, torácico, braquial, comparados e acompanhado de acordo com os resultados esperados para cada idade e sexo indicados dentro da normalidade relativa.
Foram desenvolvidas técnicas de verificação de peso e altura de acordo com a idade. Para elaboração dos dados padrão dentro da normalidade no registro da curva de crescimento foi realizado pesquisa de estudo internacional com cerca de 8.500 lactentes e crianças sadias, abrangendo diferentes continentes dentre África, Américas, Ásia e Europa, e que viviam em condições ambientais, econômicas e de saúde que favorecessem o crescimento, com isso os gráficos com as curvas de crescimento que constam na Caderneta de Saúde da Criança, representa o parâmetro atual adotado pelo Ministério da Saúde para avaliação do crescimento de crianças menores de cinco anos, que devem ser confrontadas com as curvas de referências, utilizando a classificação pelo sistema percentil e pelo sistema de desvio-padrão (escore Z).
...