Saude mantal
Por: anaicul • 4/10/2015 • Resenha • 596 Palavras (3 Páginas) • 477 Visualizações
Acadêmicos:
Bárbara de Siqueira Câmara RA: 6059009670
Diego Martins Ajala RA: 5956313068 Elizangela Melo de Souza RA: 5900171277
Franciene Gonçalves Cruz RA: 6059009682
Luciana Alves de Sá Baltazar RA: 5945269621
Núbia Chaparro RA: 5945221992
Thaynara Oenning Vareiro RA: 6059009773
Veruska Sandim Vilela RA: 1299529459
A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde, conforto e o bem-estar das pessoas, tendo como objetivo a prevenção, a promoção e a reabilitação da população. No atual processo de transformação da política e assistência em saúde mental , um dos temas mais fundamentais para a mudança das práticas psiquiátricas é o direitos humano, proporcionar estrutura física e capacitar, contratar profissionais para satisfazer as necessidades das instituições que atendem pessoas com sofrimento psíquico, disponibilizando mais recursos financeiros, maior número de contratações.
Promover, Realizar, Criar, Articular os serviços de saúde mental
Etapa -1
Durante a análise e avanço de novas abordagens no setor de Saúde Mental, podemos visualizar de maneira ampla o que vem ocorrendo grandes mudanças na saúde mental, reforma psiquiátrica, profissionais comprometidos com os ideais da reforma psiquiátrica.
A parir das grandes reformar Psiquiátrica,foi abertas as portas dos asilos e manicômio, passa e se enxergar o portador como alguém que esta vivo, foi neste período que começou a surgir a cada dia novas alterações e estratégias.
As atividades começaram aparecer, no formato de oficina, projeto terapêutico, os locais de realização no Centros de Atenção Psicossocial (caps), Hospital-dia e os centros de convivência, que são dispositivos da política pública da reforma psiquiátrica, com a qualificação do cuidado em atenção psicossocial, através das pesquisas que expõem as práticas de atenção em saúde mental nos diversos dispositivos que compõem a rede.
No Brasil, o Estado tem assumido papel decisivo na reestruturação da atenção psiquiátrica, desde 1987, com a 1ª Conferência nacional de Saúde, recebendo reforços com a Declaração de Caracas, na Venezuela de 1990. Desde então, os países latino-americanos vêm envidando esforços para a promoção de serviços comunitários - substituindo o manicômio, integrados à rede de serviços de saúde em atenção primária à saúde e suas redes sociais, priorizando a manutenção do doente em seu meio social (Brasil, 2004).
Etapa -2
O objetivo deste trabalho foi compreender as práticas e os saberes envolvidos nas abordagens terapêuticas grupais e suas articulações com a produção do cuidado em saúde mental em um Hospital-Dia.
No Brasil, a prática de psicoterapia de grupo expandiu-se a partir do contexto da Reforma Psiquiátrica(2001). Os Ambulatórios de Saúde Mental oferecem atendimento médico, de enfermagem e psicológico, bem como visita domiciliar aos portadores e grupos de familiares, coordenados pela enfermeira e pela assistente social.
...