Saude mental
Por: novadroga • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
Atividade em Grupo
Disciplina: Saúde Mental
Centros de Atenção Psicossocial
Alunos:
Alessandra Cristina C. De Oliveira RA 7477694007
Carolina Ferri RA 6659430071
Everson Ramos Alves RA 6662219133
Ligia Maria Pereira RA 6659430080
Lilian Gabriela G. Costa RA 6640350340
[pic 2]
Introdução
A intenção desta atividade é mostrar algumas diferenças que os centros de atenção psicossocial sofreram durante esses últimos anos e também como essas mudanças vem refletindo na vida dos pacientes que utilizam este sistema
CAPS
Os centros de atenção psicossocial tem por objetivo atender a pessoa portadora de disturbios psíquicos graves e persistentes, sempre visando um atendimento humanitário, almejando sua reintegração a sociedade seguindo as premissas estabelecidas pela política da reforma psiquiátrica. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que os problemas relacionados ao sofrimento psíquico representam cinco das dez principais causas de incapacidade no mundo. Aproximadamente 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de transtornos neurológicos ou mentais ou ainda de problemas psicossociais associados ao abuso de álcool ou drogas por exemplo.
Desenvolvimento
A unidade visitada é o CAPS III localizado na Vila Angélica em sorocaba, e é administrado totalmente pela prefeitura de sorocaba, é voltada ao atendimento e assistencia extra-hospitalar a dependentes químicos e atende aos pacientes da zona norte e oeste de sorocaba. Um dos principais aspectos que pudemos perceber na unidade visitada, foi que comparando com os videos mostrados em sala de aula, as estruturas e metodologias utilizadas nos dias de hoje são extremamente diferentes das mostradas nos antigos manicomios exibidos no filme.
Oque pudemos notar é a presença de um ambiente muito mais humano e comprometido em reabilitar o paciente, diferente da situação demonstrada pelo filme “Bicho de sete cabeças”. Neste video foi possivel observar o descaso com os pacientes e o modo desumano como eram tratados. Observamos que a ganância era o unico motivo para manter o local funcionando, afinal, quanto maior a quantidade de pacientes, sejam eles realmente necessitados de cuidados especiais ou não, melhor era para a unidade onde eles ficavam, afinal, quanto maior o numero de pessoas maior era o auxilio recebido pelo governo, e claro, estes recursos nunca eram direcionados aos pacientes.
Mas hoje podemos observar um avanço nos projetos direcionados aos pacientes que precisam de assistencia psicologica, alguns projetos são bastante interessantes, e são oferecidos aos pacientes, são as oficinas, os paciente podem ter acesso a oficinas de teatro, artes, psicoterapeutica e artesanato, e isso auxilia no processo de evolução terapeutica, que tem como objetivo a integração do paciente a sociedade .
Considerações finais
Infelizmente não conseguimos falar com nenhum paciente, mas com esta visita pudemos observar mais de perto a estrutura e o funcionamento da unidade, que aparentemente mostrou uma qualidade satisfatória na prestação do serviço oferecido, oque mostra que aos poucos a reforma psiquiatrica vem surtindo resultado positivo a sociedade brasileira.
...