Sistema circulatorio
Por: dribru • 13/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.028 Palavras (9 Páginas) • 302 Visualizações
SISTEMA CIRCULATORIO
O sistema circulatório percorre todo nosso corpo, começando e terminando todo seu trabalho no coração. E assim o sangue percorre todo nosso corpo através das veias, das artérias e dos capilares. Este sistema é de supra importância pois ele possui como suas funções transportar substancias nutritivas, hormônios para os tecidos, transporta oxigênio (O²) e dióxido de carbono (CO²), e também serve de transporte de ureia até os órgãos eliminadores.
Existem vários tipos de circulação sendo elas:
- Aberta e fechada
- Simples
- Circulação dupla completa e incompleta
As funções realizadas pelo sistema circulatório são essenciais para o equilíbrio do nosso corpo e para a nossa vida.
O sistema circulatório ou cardiovascular, é formado pelo coração, vasos sanguíneos, artérias, veias, e capilares, e sangue. Ele transporta oxigênio para todo nosso corpo. Quando o sangue faz todo seu percurso passando duas vezes pelo coração nós chamamos de pequena circulação e grande circulação.
A pequena circulação é o caminho que o sangue faz do coração até o pulmão, e vice-versa, ela bombeia todo o sangue venoso do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que é toda ramificada, seguindo assim uma para o pulmão esquerdo e outra para o pulmão direito. Todo o sangue está presente nos capilares dos alvéolos, todo o sangue oxigenado ser levado dos pulmões até o coração, através das veias pulmonares.
A grande circulação é o caminho que o sangue percorre do coração até as células de todo nosso corpo. Levando até os tecidos celulares sangue oxigenado, e quando ele chega até as células, elas liberam dióxido de carbono, deixando assim o sangue venoso, para ele retornar até o coração através do átrio direito e pelas veias cavas superiores e inferiores.
O sangue é produzido na nossa medula óssea vermelha, ele é liquido e flui em nosso corpo e organismo através das veias e dos vasos sanguíneos, transportando assim oxigênio, gás carbono, e toxinas produzidas no organismo levando-as até os órgãos eliminadores.
Os vasos sanguíneos são pequenos tubos, que ficam distribuídos pelo nosso corpo, ele é formado por artérias e veias que se ramificam cada vez mais formando assim os capilares, e através do vaso sanguíneo que circula todo o sangue.
As artérias são vasos sanguíneos que distribuem sangue rico em oxigênio para toda parte do corpo, e podem ser classificadas como: Artérias Pulmonares, Artérias Sistêmicas, Artérias Aorta, e Arteríolas.
- As artérias pulmonares tem a função de levar o sangue sem oxigênio até os pulmões, para ocorrer a troca gasosa do Co² por O².
- As artérias sistêmicas levam o sangue até as arteríolas e aos capilares, para que ocorra as trocas vitais para o funcionamento do nosso organismo.
- As artérias Aorta recebem todo o sangue vindo do ventrículo esquerdo do coração, e tem a função de ramificar todas as outras artérias.
- As Arteríolas tem como sua principal função controlar a pressão sanguínea e conduzir o sangue até os capilares sanguíneos.
O sangue também é transportado através das veias, elas nascem dos capilares e se distribuem por todo nosso organismo, e através das veias que ocorre as trocas de substancias entre o sangue e os tecidos, e são levadas até o coração. As veias são formadas por três camadas sendo elas:
- A túnica intima;
- A túnica média;
- A túnica adventícia;
A túnica intima é formada por uma única célula sobre uma fina camada de tecido conjuntivo, e é considerada a túnica mais interna.
A túnica média, é formada por tecido elástico e muscular, e sendo ela considerada a túnica mais resistente do que as outras.
A túnica adventícia, é formada por tecido conjuntivo flexível, e é considerada a mais externa.
Temos também em nosso corpo os capilares, que são formados por ramificações das arteríolas, e é formado por uma camada fina de células endoteliais, é através dele que ocorre as trocas gasosas entre o sangue e os tecidos.
O coração é o principal órgão de nosso corpo, pois sem ele é incapaz de sobreviver por muito tempo. Ele é um órgão musculas, e está localizado na caixa torácica. Ele funciona como uma bomba, o lado esquerdo bombeia o sangue para as artérias, e o lado direito bombeia o sangue venoso até os pulmões. Em sua estrutura o coração possui o endocárdio, pericárdio e miocárdio, átrios, ventrículos, válvula tricúspide, e válvula mistral.
O endocárdio é uma membrana que reveste o interior do coração.
O pericárdio é uma membrana que reveste o exterior do coração.
E o miocárdio é responsável pela contração do coração, é um musculo localizado entre o pericárdio e o endocárdio.
Os átrios são as cavidades superiores e é o caminho que o sangue percorre até o coração.
Os ventrículos exerce o papel contrário dos átrios, é uma cavidade inferior, e é por onde o sangue sai do coração.
A válvula tricúspide, impede o refluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito.
A válvula mistral, impede o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
O coração possui dois movimentos sendo eles o Sístole, e Diástole.
O sístole é a contração dos músculos do coração, onde ocorre a expulsão do sangue de suas cavidades.
O diástole é o relaxamento dos músculos do coração, onde o coração puxa o sangue para as suas cavidades.
Existe alguns tipos de circulação, sendo ela aberta ou lacunar, circulação simples, circulação dupla. A circulação aberta ou lacunar, circula o sangue em lacunas, se desloca de um local para o outro trocando substancias com as células e os tecidos próximos, e outras lacunas próximas coletam o sangue encaminhando novamente ao coração. A circulação fechada exerce o seu papel dentro dos vasos sanguíneos, e a sua pressão sanguínea é maior então a quantidade de alimentos para ser transportados pode ser maior. A circulação dupla, é onde o ocorre as trocas gasosas os brônquios, e retorna ao coração. A circulação dupla pode ser incompleta ou completa, a circulação completa é quando o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial, e a circulação incompleta é quando ocorre a mistura do sangue venoso com o sangue arterial.
...