Sistema Circulatório
Artigos Científicos: Sistema Circulatório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatalira3214 • 17/11/2013 • 1.755 Palavras (8 Páginas) • 968 Visualizações
oiCentro de Educação Profissional de Vinhedo
Sistema
Circulatório
Maria Aparecida
Thais Lira
Vanessa Sara
Professor: Henrique
Vinhedo
2013
Sumário
1. Introdução…………………………………………………………………………………...3
2. Objetivo……………………………………………………………………………………...4
3. O Sistema Circulatório………………….……………………………………………..…..4
4. Funções do Sistema Circulatório…………………………………………………….......4
4.1.1. Sistema Circulatório aberto(Lacunar).....………….…………………..…….5
4.1.2. Sistema Circulatório fechado…………………………………………………6
5. Doenças Ocupacionais………..………………………………………………………..…8
5.1. Doenças do Sistema Circulatório………………………………………………...9
5.2. Sintomas…………………………………………………………………………….9
5.3. Exemplos de doenças e agentes causais……………………………………….9
6. Tratamento………………………………………………………………….…………..….10
7. Mecanismos Gerais…………………………………………………………………..…...11
8. Técnicas de Medidas……………………………………………………………………...11
9. Conclusão…………………………………………………………………………………..11
10. Bibliofrafia…………………………………………………………………………………..12
1. Introdução
O sistema circulatório é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e vasos linfáticos. É o responsável pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Um sistema circulatório diz-se completo quando o sangue venoso separa-se completamente do sangue arterial. O trabalho a seguir mostra o quanto é importante nosso sistema circulatório, assim mostraremos várias funções do mesmo.
2. Objetivo
Conhecer o Sistema Circulatório.
3. O Sistema Circulatório
O Sistema Circulatório é o sistema pelo qual são transportados nutrientes, gases, hormônios, hemácias etc. Para as células do organismo e também a partir delas, a fim de defender o corpo contra doenças, regular a temperatura corporal, estabilizar o ph e manter a homeostase. O Sistema Circulatório faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.
O sistema circulatório é composto pelo sistema cardiovascular, que transporta o sangue, e pelo sistema linfático, que distribui a linfa. Enquanto humanos, assim como outros vertebrados, apresentam sistemas cardiovasculares fechados (o que significa que o sangue nunca deixa a rede de artérias, veias e capilares, em situações fisiológicas), alguns grupos de invertebrados têm um sistema cardiovascular aberto. No filo animal mais primitivo o sistema cardiovascular é ausente. O sistema linfático, por outro lado, é um sistema aberto.
Dois tipos de fluidos se movem através do sistema cardiovascular: sangue e linfa. O sangue, o coração e os vasos sanguíneos formam o sistema cardiovascular. A linfa, os linfonodos e os vasos linfáticos formam o sistema linfático. O sistema cardiovascular e o sistema linfático, coletivamente, dão origem ao sistema circulatório.
4. Funções do Sistema Circulatório
O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas), para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicas e celulares, entrega desses rejeitos nos órgãos excretores, como os rins. Além disso, apresenta importante papel no sistema imunológico de defesa contra infecções, na termo regulação (acima da temperatura normal, efetua a vasodilatação dos vasos periféricos e, abaixo dela, produz vasoconstrição periférica). O transporte de nutrientes desde os locais de absorção até as células dos diferentes órgãos também é realizado por este sistema. De modo geral, o sistema circulatório mantém as células em condições adequadas para que consigam sobreviver e desempenhar suas funções individuais da melhor maneira, portanto permite a manutenção da homeostase.
4.1. Sistema circulatório aberto (ou lacunar)
Este tipo de sistema circulatório não apresenta capilares nem veias; um ou mais corações, com 2 ou 3 câmaras (aurículas e ventrículos), bombeiam o sangue (hemolinfa) por um vaso dorsal. O sangue então se dirige para cavidades chamadas seios ou lacunas (que constituem a Hemocele), localizadas na massa visceral ou manto, e retorna quando o coração relaxa, através de orifícios chamados ostíolos. Recebe o nome de sistema circulatório aberto, porque nem todo o trajeto do sangue é percorrido
...