Sistema Circulatório
Tese: Sistema Circulatório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelcb • 2/10/2013 • Tese • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 599 Visualizações
INTRODUÇÃO
Através da dissecação e outras técnicas a Anatomia humana estuda as estruturas e sistemas do corpo humano, para assim mostrar todo seu funcionamento e organização. A Anatomia sistemática divide a estrutura corpórea em sistemas: cardiovascular, digestório, endócrino, imunológico, tegumentar, linfático, muscular, nervosos, reprodutor, respiratório, ósseo e excretor.
Nesta pesquisa encontram-se alguns resumos sobre aulas de anatomia dos sistemas: Circulatório, respiratório, urinário, digestório e nervoso. Para o conhecimento da exatidão das formas, da posição, tamanho e relação entre as demais estruturas.
AULA 01: 14/02/2013
Sistema Circulatório
O sangue é um conjunto de células especializadas suspensas em um liquido chamado plasma, esse por sua vez apresenta uma composição de 90% água que contém substâncias dissolvidas como a glicose, hormônios, enzimas, produtos de excreção como a uréia e o acido lático e proteínas como albumina e o fibrinogênio, e os 10% finais são plaquetas, leucócitos e outros elementos. O sangue tem como função entregar nutrientes e oxigênio para as células do corpo, coletar excreções, distribuir hormônios, difundir calor pelo corpo, controlar infecções e cicatrizar ferimentos.
O corpo humano adulto possui aproximadamente 5 litros de sangue, constituindo cerca de 8% do peso total do corpo.
Elementos figurados do sangue:
Eritrócitos = células sanguíneas vermelhas. Responsável pelo transporte de oxigênio para as células dos tecidos.
Leucócitos = células sanguíneas brancas. Tornam o corpo imune a muitas doenças causadas por agentes infecciosos.
Plaquetas = responsáveis pela coagulação do sangue. Mecanismo de coagulação que protege contra a perda de sangue.
Sistema Cardiovascular
Formado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue.
O coração da mulher pesa em torno de 255 gramas, já o de um homem pesa de 300g a 310 gramas. O aumento fisiológico deste órgão é bom, pois aumenta ele por completo, já o aumento patológico é prejudicial já que apenas a parede interna do coração que aumenta.
O coração é formado por quatro câmaras cardíacas, sendo 2 átrios e 2 ventrículos, possui forma de cone, tendo a base o ápice e as faces. O coração possui músculo estriado cardíaco (miocárdio), pericárdio parietal. Sua localização fica na cavidade torácica, atrás do osso esterno, sua maior porção encontra-se a esquerda.
AULA 02: 21/02/2013
Sistema Circulatório parte 2
Sistema Linfático
Consistem em vasos linfáticos, tecidos linfáticos no interior do baço, timo, tonsilas e linfonodos.
Hemocitopoese é a formação das células sanguíneas que ocorre na medula.
Pericárdio Parietal: é um saco seroso de tecido conjuntivo denso fibroso que envolve e protege o coração dos outros órgãos torácicos e forma a parede da cavidade do pericárdio. Pericárdio externo fibroso e um pericárdio interno seroso. É o pericárdio seroso que produz o liquido pericárdico lubrificante que permite ao coração bater envolvido em um tipo de líquido que o protege contra o atrito.
Internamente o coração tem os septos que separam as câmaras cardíacas, sendo o septo atrioventricular, o septo inter-atrial e o septo interventricular. Entre átrios e ventrículos há os orifícios, que são os óstios, nos óstios existem as valvas atrioventriculares, onde permitem a passagem de sangue dos átrios para os ventrículos.
A valva direita possui três válvulas (tricúspide) e a esquerda possui duas válvulas (mitral ou bicúspide). As cordas tendíneas ligam as valvas aos músculos papilares.
Vasos da base (átrio direito) = Veia cava superior e veia cava inferior.
Vasos da base (ventrículo direito) = Tronco pulmonar.
Átrio esquerdo veias pulmonares.
Ventrículo esquerdo, artéria aorta.
O sistema circulatório possui pequena e grande circulação; a irrigação do coração é feita pelas artérias, as responsáveis pela drenagem do coração são as veias cardíacas.
AULA 03: 14/03/2013
Sistema Respiratório
Respiração: Classifica-se em ventilação pulmonar (inalação de O2 do meio externo para o interno), troca de gases (substituição do CO2 por O2 que ocorre nos alvéolos pulmonares), utilização do O2 (oxidação do O2).
Respiração aeróbia: Todos os tecidos do corpo recebem e assimilam o O2.
Respiração anaeróbia: em exercícios muito intensos o ar respirado não é suficiente para oxigenar todos os tecidos.
Tipos de Respiração
Interna: troca de gases entre o sangue e os tecidos do corpo.
Externa: troca de O2 do meio externo e o sangue.
Volume residual: é o ar que permanece nos pulmões mesmo após um esforço máximo da respiração.
Capacidade Vital: Quantidade de ar que pode ser expirado após uma expiração máxima.
Volume de reserva inspiratória: Quantidade de ar que pode ser inalado além do que esta no ciclo de volume corrente.
Vias aéreas superiores: Nariz, faringe e laringe
As narinas permitem a entrada de ar, este ar passa pelas vibrissas (pêlos) e é purificado.
Nas narinas, existe uma mucosa que a reveste, o epitélio estratificado pavimentoso, mais internamente ha mais uma mucosa chamada epitélio pseudo estratificado colunar ciliado, do qual tem a função de ajudar na umidificação do ar.
O nariz divide-se em nasofaringe (permite a passagem de ar) e orofaringe (permite a passagem de líquidos e alimentos).
Faringe:
...