Sistema Circulatório
Trabalho Escolar: Sistema Circulatório. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lindaefina • 30/11/2013 • 1.478 Palavras (6 Páginas) • 651 Visualizações
Sistema ciculatorio
As células do nosso corpo necessitam de alimento e de oxigênio para sua manutenção vital. O sistema circulatório é o sistema responsável por conduzir oxigênio e substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. O transporte é feito através do sangue que distribui e remove as mais diversas substâncias de um tecido para outro. Por ele que se faz a comunicação entre vários tecidos.
O sistema circulatório é formado por: coração, vasos sanguíneos, entre esses as artérias, veias e capilares. Esses vasos conduzem além de oxigênio para as células, hormônios liberados pelas glândulas endócrinas para os tecidos, também conduzem o dióxido de carbono para ser eliminado nos pulmões, coletam excreções metabólicas e celulares, entrega excreções nos órgãos excretores como os rins. No sistema imunológico atua na defesa contra infecções, também na regulação da temperatura corporal através da vaso dilatação periférica (calor) e da vaso constrição periférica (frio). O sangue é transportado por todas as partes do corpo.
O sistema circulatório pode ser aberto (apresenta-se em artrópodes e moluscos) ou como nos humanos, sistema circulatório fechado, onde as células do sangue se apresentam sempre dentro dos vasos sanguíneos. O sistema fechado é formado pelo coração, artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.
O coração é o órgão que tem o papel de bombear o sangue. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração, dentro delas há válvulas, que se fecham, caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, assim impedindo o refluxo do sangue. A pressão no sangue no lado arterial é maior do que nas veias, assim a parede das artérias se apresenta mais espessa. Os capilares são vasos microscópicos, que possuem apenas uma camada de células e uma camada basal, são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.
O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de completar seu ciclo, assim dividindo-se em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.
Na circulação pulmonar o sangue bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Essa circulação se inicia no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares. Nessa parte o sangue é venoso, ou seja, rico em gás carbônico. A partir daí o sangue se torna arterial, ou seja, rico em oxigênio. Segue nas vênulas pulmonares e veias pulmonares que deságuam no átrio esquerdo do coração.
Na circulação sistêmica o sangue sai do ventrículo esquerdo e vai para todo o organismo, pela artéria aorta, e do organismo até o átrio direito, pela veia cava. O sangue arterial é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Esta se divide para os órgãos principais do corpo, exceto os pulmões. Durante esse processo o sangue realiza trocas de substâncias com os tecidos, necessárias para a manutenção da homeostasia e também onde o oxigênio é consumido. O sangue venoso pobre em oxigênio volta ao coração pelas veias cavas introduzindo-se na aurícula direita. Da aurícula direita o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a valva tricúspide.
A aorta, que se encontra ao longo do nosso corpo, tem seu ponto de início, o ventrículo esquerdo, onde forma um grande arco, chamado croça da aorta, este segue verticalmente, seguindo a coluna vertebral, atravessando o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Ao fim do trajeto, a aorta se divide em dias artérias, que vão até os membros inferiores. Da aorta se ramificam numerosos ramos que levam o sangue a várias regiões do organismo. Da croça da aorta partem artérias que vão aos membros superiores (artérias subclávias) e as que levam o sangue à cabeça (artérias carótidas). Da aorta torácica partem as artérias bronquiais, que vão aos brônquios e aos pulmões, as artérias do esôfago e as artérias intercostais.
O sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. O sistema linfático é composto de órgãos e vasos que participam da defesa do organismo contra doenças.
O sistema cardiovascular transporta elementos essenciais para o funcionamento dos tecidos, como gás oxigênio e gás carbônico, hormônios, excretas metabólicas, células de defesa, etc.
Tipos de sistema circulatório
Muitos seres vivos não apresentam um sistema circulatório, como é o caso dos protistas, poríferos, celenterados,platelmintos e nematelmintos.
Outros não possuem um sistema circulatório verdadeiro, como é o caso dos celenterados e dos equinodermos. Os celenterados possuem um sistema gastrovascular e os equinodermos possuem um sistema ambulacrário, e neste não há liquido sanguíneo.
Sistema circulatório aberto ou lacunar
É o tipo de sistema circulatório dos moluscos e artrópodes. O coração é pouco musculoso e composto por câmaras que bombeiam a hemolinfa, que é um tipo de sangue sem pigmentos. Esta hemolinfa é bombeada por um vaso dorsal e cai em cavidades do corpo do animal onde realiza trocas gasosas e depois é coletado pelos vasos e lacunas, voltando ao coração. Em artrópodes o coração é um tubo muscular longo.
Esta circulação é chamada de aberta, pois o sangue não circula totalmente dentro dos vasos.
Circulação fechada
Neste tipo de circulação todo o percurso do sangue é realizado dentro dos vasos sanguíneos. É mais evoluída que a circulação simples, o coração é mais musculoso, há capilares, a pressão sanguínea e velocidade do
...