Sistematização da assistência de enfermagem
Por: Roberta Rodrigues • 23/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.207 Palavras (5 Páginas) • 323 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
ROBERTA RODRIGUES DA SILVA
Resenha do Artigo “Sistematização da assistência de enfermagem: facilidades e desafios do enfermeiro na gerência da assistência”.
TABOÃO DA SERRA
2016
ROBERTA RODRIGUES DA SILVA[pic 1]
[pic 2]
Resenha do Artigo “Sistematização da assistência de enfermagem: facilidades e desafios do enfermeiro na gerência da assistência”
Esta é uma resenha realizada par nota parcial do Módulo III na Unidade de Pronto Atendimento Akira Tada. Professora Supervisora : Damaris Parra
TABOÃO DA SERRA
2016
Sumário
INTRODUÇÃO
ESTUDO DE CASO
HISTÓRICO
DESCRIÇÃO GERAL
PRESCRIÇÃO MÉDICA _
FARMACOLOGIA
EVOLUÇÃO
EXAME FISICO
SSVV
DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
PRESCRIÇÃO
CONCLUSÃO
REFERENCIAS
INTRODUÇÃO
A esquizofrenia é um distúrbio mental grave caracterizado pela perda do contato com a realidade (psicose), alucinações, delírios (crenças falsas), pensamento anormal e alteração do funcionamento laborativo e social. A esquizofrenia é um importante problema de saúde pública em todo o mundo. (ABRE, 2015)
A esquizofrenia começa mais freqüentemente entre os 18 e os 25 anos nos homens e entre os 26 e os 45 anos nas mulheres. No entanto, não é raro que comece na infância ou cedo na adolescência. A instalação pode ser súbita, no espaço de dias ou de semanas, ou lenta e insidiosa, ao longo dos anos. (LOUSÃ, 2010)
Uma perturbação caracterizada pela presença de sintomas do humor, como a depressão ou a mania, juntamente com outros sintomas típicos da esquizofrenia, designa-se perturbação esquizoafetiva , que é o que iremos tratar nesse estudo já que a Senhora RCS, apresente estes sintomas esquizoafetivos.
ESTUDO DE CASO
IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
NOME: R.C.S.
IDADE: 48
SEXO: Feminino
ESTADO CIVIL: Casada
FILHOS: 01 filho homem de 16 anos
PROFISSÃO: Do Lar
RESIDENTE: Taboão da Serra
NATURALIDADE: São Paulo
DATA DE ADMISSÃO: 10/04/2016
HISTÓRICO
Paciente RCS 48 anos do sexo feminino, fumante, deu entrada nesta UPA no dia 10/04/2016, proveniente do CAPS com sintomas de por surto psicótico, chorosa com fala desconexa, acompanhada do esposo, Senhor Jurandir. Já realizou tratamento pra etilismo há dois anos, desde então vem ocorrendo estes surtos segundo informações do esposo. Mora com a família, esposo e um filho que vem visitar todos os dias, Em casa faz uso Sertralina, Clonazepam uma vez ao dia. Totalmente independente nas sua atividades diárias, Relata não ter nenhum antecedente pessoal mórbido. apresenta um bom estado de hidratação e nutrição. Acompanhante relata que ele faz três refeições diárias, sem restrição de qualquer alimento de acordo com as possibilidades e também não faz uso de substâncias psicoativas (álcool, tabaco ou outras drogas), há dois anos. Mostrou-se calma durante toda a entrevista de enfermagem, porem apresentou choro com histórias de perseguições, relata ouvir vozes de comando, relata obedecer a voz. Relata, já ter sentido vontade de suicídio.
Observações:
Alguns dados recolhidos para a realização deste trabalho foram obtidos através de uma entrevista com o paciente no dia 13/04/2016 podendo por isso não conter dados fidedignos.
DESCRIÇÃO GERAL
APARÊNCIA: o paciente apresenta boa higiene, com vestuário da instituição. Encontra-se aparentemente calmo e colaborativo, com olhar baixo, chorosa e lamentosa. (LOUSÃ, 2010)
ATIVIDADE VERBAL: demonstra um discurso algumas vezes incoerente com pensamento desorganizado, espontâneo em determinados (salta de um assunto para outro e às vezes não se entende o que ela fala). (LOUSÃ, 2010)
PERCEPÇÃO A paciente apresenta perturbações da percepção manifestada por alucinações auditivas e delírios. (LOUSÃ, 2010)
CONSCIÊNCIA: o paciente apresenta-se consciente. (LOUSÃ, 2010)
ORIENTAÇÃO: o paciente apresenta-se orientado de acordo com o lugar, pessoa e tempo. (LOUSÃ, 2010)
PRESCRIÇÃO MÉDICA :13/04/2016
Haloperidol 5mg VO
Amplictil 25mg VO
Fenergan 25mg VO
FARMACOLOGIA
AMPLICTL (substância ativa - CLORIDRATO DE CLORPROMAZINA)
Indicações
Sua principal finalidade é o tratamento dos sintomas psicóticos, podendo também ser usado para evitar vômitos e mesmo como anti-hipertensivo quando administrado pela veia.O seu mecanismo de ação ainda não é totalmente conhecido. Antipsicótico que bloqueia os receptores dopaminérgicos no cérebro (BULA MED, 2016).
HALOPERIDOL (substância ativa -HALOPERIDOL)
Indicações
Indicado nos distúrbios psicóticos agudos e crônicos incluindo esquizofrenia, mania e psicose induzida por drogas. Nos distúrbios de comportamento e nas psicoses infantis acompanhadas de excitação psicomotora. Na paranóia, confusão mental aguda, alcoolismo, demência, oligofrenia. Na agitação e agressividade do idoso. Nos estados impulsivos e agressivos; pode ser usado também para evitar enjôos e vômitos de qualquer origem, para controlar agitação, agressividade devido a outras perturbações mentais. (BULA MED, 2016)
...