TCC MONIQUE O ENFERMEIRO NO CUIDADO COM OS IDOSOS
Por: Cristiane Costa • 6/5/2021 • Monografia • 11.588 Palavras (47 Páginas) • 677 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5]
O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NO FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES E NA SOCIALIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA
[pic 6]
O PAPEL DO ENFERMEIRO NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE IDOSO
[pic 7]
[pic 8]
O PAPEL DO ENFERMEIRO NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE IDOSO
[pic 9]
[pic 10]
Dedico este trabalho aos meus amigos e familiares pelo carinho e apoio. E, em especial, aos professores e orientadores, que nãо mediram esforços para qυе еυ chegasse аté esta etapa dе minha vida acadêmica.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, por guiar meus passos e me dar sabedoria e forças para chegar até esta etapa de minha vida acadêmica.
À minha orientadora Profª. Me. Neiva Antônio, por conduzir o meu trabalho de pesquisa e com boa vontade e paciência.
A todos os meus professores do curso, pela excelência da qualidade técnica de cada um.
Aos meus pais e à minha filha, que sempre estiveram ao meu lado me apoiando ao longo de toda a minha trajetória.
E, de modo especial, a todos aqueles que de forma direta ou indireta, contribuíram para que este trabalho se tornasse realidade.
A Enfermagem é uma arte, e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor... É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!
(Florence Nightingale)
CASSEMIRO, Monique Cristiny Alves. O papel do enfermeiro na qualidade de vida do paciente idoso. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ENFERMAGEM) – Sistema de Ensino Presencial Conectado. Universidade Norte do Paraná. 2020.
RESUMO
Com o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, o envelhecimento da população, torna-se necessário buscar formas para que seja garantida essa longevidade mas com saúde, dignidade, autonomia, que são condições indispensáveis a uma vida digna, apesar das limitações próprias da idade. Tal realidade remete ao enfermeiro, pois cabe a este profissional prestar atendimento com assistência na área da saúde física, psicológica e mental, visando um controle eficaz das patologias crônicas ou não, que acometem a pessoa idosa. Frente ao exposto, este estudo tem como objetivo compreender a forma de atuação do enfermeiro na manutenção da qualidade de vida dos idosos. E justifica-se, porque com o crescimento deste contingente populacional, surge também a necessidade de aprimorar o conhecimento sobre a assistência e o cuidado de enfermagem, pois o maior desafio na atenção aos mesmos é contribuir para que possam redescobrir possibilidades de viver com qualidade e de estar inserido na sociedade. Para o alcance de seus objetivos, esta pesquisa bibliográfica, pelo método descritivo-exploratório buscou a coleta de dados em obras de autores diversos que discorrem sobre a situação dos idosos na sociedade atual e sobre a assistência de enfermagem. Ficou evidenciado que é preciso levar em consideração as peculiaridades próprias do processo de envelhecimento, e que o profissional de saúde, especialmente o enfermeiro, necessita estar preparado para prestar o devido cuidado ao idoso, com ações que contribuam para a melhoria de sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Processo de envelhecimento. Enfermeiro. Saúde. Qualidade de vida. Estratégias assistenciais.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................7
2 ASPECTOS DO ENVELHECIMENTO – DESAFIOS DA IDADE......................... 9
2. 1 FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS......11
3 A ATENÇÃO EM ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO IDOSO..................... 16
3.1 A ATENÇÃO INTEGRAL E INTERSETORIAL À POPULAÇÃO DE IDADE MAIS AVANÇADA......................................................................................................19
3.2 A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA AVALIAÇÃO FUNCIONAL DOS IDOSOS......................................................................................................................20
4 ESTRATÉGIAS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA ÀS PESSOAS IDOSAS......................................................................................................................23
4.1 PROGRAMAS E PROJETOS VOLTADOS À PROMOÇÃO DA SAÚDE NA TERCEIRA IDADE.....................................................................................................27
4.2 PROBLEMAS QUE DIFICULTAM A REABILITAÇÃO DO IDOSO....................29
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................32
REFERÊNCIAS..........................................................................................................34
1 INTRODUÇÃO
O envelhecimento da população hoje faz parte da realidade do mundo inteiro, pois está havendo um aumento considerável no índice de pessoas que possuem mais de sessenta anos.
Esse processo sofreu influência da transição demográfica e epidemiológica que vem ocorrendo mais acentuadamente nos países em desenvolvimento, o que tem se constituído um desafio para toda a sociedade, por demandar grandes mudanças principalmente no âmbito das políticas públicas relacionadas ao setor de saúde, que precisa se reorganizar, pelo fato dos idosos apresentarem maior propensão a doenças crônico-degenerativas que podem comprometer sua capacidade funcional e se constituir nas principais causas de internações hospitalares.
...