Teoria de Madeleine leninger
Por: jefferson0909 • 9/10/2015 • Trabalho acadêmico • 306 Palavras (2 Páginas) • 1.195 Visualizações
Teoria de Madeleine leninger
O nome transcultural, etnoenfermagem e enfermagem cultural, leninger usou pela primeria vez em 1960, no ano de 1966 ela ministrou o primeiro curso sobre estes subcampo.
A enfermagem transcultural tem como ramo de estudo que relacionam saúde-doença aos valores e as crenças visando assim a eficácia nos cuidados de enfermagem.
A Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger, os EUA foi o local de surgimento da teoria de leininger. Ela dispertou o interesse nesses estudos ao perceber que crianças portadoras de transtorno mental, comportavam-se de maneira diferente (de um lar de orientação onde a mesma trabalhava). Lenininger concluiu que essas diferenças tinha uma base cultural, para ela a cultura do individuo era o que influenciava
Na década de 60 leninger funda uma nova aérea de estudo dentro da enfermagem: a enfermagem transcultural. Segundo Leininger (1997, p. 42), “etnoenfermagem refere-se a um método de pesquisa qualitativo de enfoque naturalístico, aberto a descobertas e principalmente indutivo, para documentar, descrever, explicar e interpretar as visões de mudo, significados, símbolos e experiências de vida dos informantes como seus comportamentos diante de fenômenos de enfermagem atuais ou potenciais”.
Dessa forma, exclusivamente a parti desses estudos , experiência de vida, seria possível o enfermeiro compreender as representações e práticas de cuidado, particular a determinada cultura. De posse deste saber, o enfermeiro estaria pronto propor um atendimento eficaz, de acordo com a cultura de cada um.
Leininger (1999, p. 9) define a Enfermagem Transcultural como sendo “um campo de estudo, pesquisa e prática formal e legítimo, focado nas crenças, valores e práticas de cuidados culturalmente baseados, para ajudar culturas ou sub-culturas a manterem ou recuperarem sua saúde (bem-estar) e formas de cuidados benéficos e culturalmente congruentes diante da doença ou morte”
Referencia
GEORGE, J.B. (Org.). Teorias de enfermagem: os fundamentos à prática profissional. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000
...