Trabalho Sociologia
Por: Khakorc • 8/3/2019 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
ALUNAS : ANNE CAROLINE CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO; KAROLAINE SANTOS CORCINIO
PROFESSORA : CHRISTINE JACQUET
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - Carta para a avó, explicando a relação entre o surgimento do capitalismo e o Protestantismo,
"Oi vó, estou escrevendo esta carta, para compartilhar, com a senhora, algumas informações de uma entrevista que assisti recentemente com o sociólogo Antônio Flávio Pierucci, onde ele explica, com base no livro Ética Protestante de um sociólogo famoso chamado Max Weber, como a religião Protestante levou seus fiéis a desenvolverem um capitalismo vindo do trabalho disciplinado. Capitalismo, vó, corresponde a acumular dinheiro, prédios, máquinas, ferramentas e tudo isso se origina e se destina aos meios de produção.
Bom, Max Weber escreve em seu livro que a religião protestante valoriza o trabalho árduo, pois seria a coisa mais importante a se fazer por Deus. O fiel teria que trabalhar muito, acumular dinheiro de forma honesta, eticamente. E isso serve de estímulo para desenvolver este capitalismo moderno. Weber dá como exemplo os países protestantes, os quais são mais ricos que os países católicos, já que o catolicismo está mais ligado a rituais, sacramentos.
Sem o protestantismo não haveria o espírito do capitalismo, aquela vida regrada, de trabalho constante. É por isso que geralmente as profissões de grande parte dos protestantes são dos ramos, científico, técnico, industrial, pois sempre estarão trabalhando duro para desenvolverem algo, ao contrário das profissões tradicionais, geralmente de católicos, como artista, letrólogo que prezam o conhecimento clássico, teórico.
Bem vó, vou terminando por aqui. beijo. "
...