Trabalho de Sistema Reprodutor
Por: deize16 • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 762 Visualizações
Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino
O sistema reprodutor masculino é controlado pelo complexo hipotálamo- hipófise, que produzem os hormônios FSH (folículoestimulina) e LH (Luteostimulina).
O FSH e LH vão agir no testículo, desta forma realiza o processo de espermatogênese, FSH na produção de espermatozoides e LH a produção de testosterona. E um ciclo que acontece em cadeia, quando a o aumento da testosterona inibe o complexo hipotálamo- hipófise diminuindo a produção dos hormônios FSH e LH, inibindo o testículo, diminuído a produção de testosterona onde ativa p complexo Hipotálamo- Hipófise, produzindo FSH e LH estimulando o Testículo que produz a testosterona, assim repetindo o ciclo.
A espermatogênese ocorre nos testículos da periferia para o Lúmen do tubo seminífero, nesse processo os espermatozoides sofre a maduração.
A espermatogónias são a células primarias germinativas que possuem dois cromossomas que ao sofre divisão origina quatro espermatozoides cada um com um cromossoma. O espermatozoides é divido em três partes, cabeça onde é localizado o núcleo que possui informações genéticas e o acrossoma que possuem substancias químicas que permitem a perfuração do ovulo, peças intermediaria que é responsável pela produção de energia, cauda que é formada por um flagelo que permite a locomoção do espermatozoides.
Fisiológica do Sistema Reprodutor Feminino
A regulação hormonal feminina e controlado pelo complexo hipotálamo- hipófise que fazem a produção hormônios FSH (folículoestimulina) e LH (Luteostimulina).
Na mulher FSH estimula a produção de estrogênio e a produção de estrogênio e o LH estimula a formação do corpo amarelo levando a produção de estrogênio e de progesterona.
A formação dos gametas femininos inicia a partir do quarto mês de gestação e permanecer em repouso até a puberdade e fazem parte do folículo ovarianos.
No período de idade fértil ocorrem ciclos onde tem alteração nos ovários e no útero, esses ciclo tem em média duração de 28 dias, tem início no primeiro dia de menstruação até o dia da véspera da próxima menstruação.
A maduração dos ovócitos ocorrem durante quatorze dias antes da ovulação estimulados pelo FSH, apenas um folículo atinge a maduração o restante degenera. Após o aumento LD no decimo quarto dia ocorre a ovulação que é o rompimento do folículo para libera o ovócito para as trompas de Falópio. A fase lúteinica ocorre no decimo quarto dia após a ovulação a parede do ovário cicatriza e os folículos se revestem de um tecido amarelo chamado de corpo lúteo, esse produz os hormônios estrogênios e progesterona.
O ciclo uterino começa nos primeiros dias de menstruação e tem duração de cinco dias a partir disso inicia a fase proliferativa tem duração de nove dias, onde o endométrio se regenera e vasculariza até atingir 5 mm de espessura, a fase secretora tem quatorze dias de duração aguardando para receber a novo ser caso ocorra a fecundação. Se não o ciclo se repeti a partir do rompimento dos vasos sanguíneos do endométrio causando a menstruação.
Com o tempo os folículos deixa de responder aos hormônios, assim deixa de ocorre a menstruação, isso acontece por volta de 45 a 55 anos idades.
...