UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊCIAS BIÓLOGICAS E DA SAÚDE
Por: Joeliton Prata • 28/2/2020 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊCIAS BIÓLOGICAS E DA SAÚDE
CAMPUS XXII – SANTARÉM
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCENTE: JOELITON MATOS PRATA
DOCENTE: ROSINEIDE DA SILVA BENTES
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
RESUMO INFORMATIVO
SANTARÉM-2019
JOELITON MATOS PRATA
CARVALHO, Maria Cecilia de (org). Metodologia científica-Fundamentos e técnicas-CONSTRUINDO O SABER. 23° ed. Campinas/SP: Papirus,2010
Capitulo I: A Problemática do Conhecimento. Heitor Matallo jr, pg 15-33.
Resumo informativo
Em a problemática do conhecimento fica visível desde o primeiro paragrafo que a busca por formas de saber datam desde as primeiras civilizações e estiveram ligadas as necessidades praticas da existência. Entretanto, somente um povo da antiguidade teve a preocupação mais sistemática e filosófica com as condições de formação do conhecimento: foram os gregos.
Os gregos desenvolveram a intuição que possibilitou gerar teorias unitárias e desvincular o saber racional do saber mítico, sendo utilizada por Platão para construir a Teoria de Formas. Aristóteles por sua vez, adotou a doutrina de que as formas só subsistem na matéria e é só por estas que obtemos aquelas. Nesse contexto, no decorrer do capitulo, tentou-se explicar de forma racional e científica diversas ocorrências, contudo novos questionamentos surgiram com o passar dos tempos e diversos novos métodos que visam tapar lacunas deixadas pelos anteriores foram desenvolvidas pela ciência.
“Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma “Eu acho que” e “Eu sei que”. Oque evidencia a grande diferença entre a opinião e a ciência, uma vez que as opiniões são formadas por amontoados de saberes adquiridos através do senso comum sem uma comprovação cientifica. Outrora, no processo de construção de teorias o senso comum muitas vezes serve de base, sendo aceitável entre a maioria dos epistemólogos que a ciência é um refinamento do senso comum, sua sofisticação, embora existam movimentos contrários.
Levadas pelas necessidades solucionar problemas, as descobertas cientificas são realizadas dos mais diferentes modos, onde intuições, acidentes, “chutes” etc, podem interferir decisivamente de fato, não há uma lógica de descoberta, isto é, não há um método para fazer descobertas. Deve haver, no entanto, um método para se testar conjecturas, as teorias e as hipóteses, e este é o chamado contexto da justificação.
...