Vigilância Sanitária
Por: fenix555 • 26/5/2015 • Relatório de pesquisa • 810 Palavras (4 Páginas) • 452 Visualizações
ATPS VIGILÂNCIA EM SAÚDE II
2014[pic 3]
Alessandra Cristina C. Oliveira
RA: 7477694007
Carolina Ferri
RA: 6659430071
Everson R. Alves
RA: 6662219133
João Alessandro Fogaça
RA: 6869380704
Lilian Gabriela G. Costa
RA: 6640350340
Ligia Maria Pereira
RA: 6659430080
Sabrina C. dos Santos
RA:6662383684
Anhanguera Educacional Sorocaba
ENFERMAGEM
Professora: JACQUELINE SARDELA COVOS
Anhanguera Educacional Sorocaba
Enfermagem
PROGRAMAS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA[pic 4]
Resumo
Neste estudo temos como objetivo adquirir conhecimento sobre o serviço de vigilância sanitária, que semelhante à enfermagem tem sua origem justificada pela preocupação com a saúde dos indivíduos e que resalta sobre o processo de ética e profissionalismo em ambientes de saúde, sendo seus profissionais de extrema importância no âmbito municipal, estadual e nacional, através da conscientização dos profissionais da saúde, população e governantes.
abstract
In this study we aim to gain knowledge about the health surveillance service, similar to that nursing has its origin justified by concern for the health of individuals and brings out about the process of ethics and professionalism in healthcare environments, and their professional utmost importance at municipal, state and national, through the awareness of health professionals, people and rulers.
- INTRODUÇÃO
Os estudos foram desenvolvidos através de artigos científicos, os quais nos trouxeram uma ampla visão do meio de trabalho em vigilância sanitária e em enfermagem e sua ética profissional, pois ambos tem a mesma meta e objetivos que é a preocupação com a saúde da população. Esse estudo descreve a relevância da contribuição do enfermeiro para o serviço de Vigilância sanitária e com a manutenção da convivência social, visando a harmonização de interesses individuais e coletivos, dentro ética e construção de cidadania.
Ambos os artigos tem o mesmo fundamento, em aperfeiçoar e atualizar os aspectos de trabalho formando empreendedores de serviço com finalidade de ser melhor em seu meio, permitindo uma ampla visão do campo de atuação da enfermagem nos departamento de Vigilância Sanitária relacionadas a ética e a construção da cidadania. Afim de evitar ou prevenir danos ou maléficos físicos causados aos indivíduos, formando as normas de não matar, não ferir, não causar danos a população, para determinar aquilo que se deve fazer para alcançar a “boa vida”e o “bem-estar”das pessoas em sociedade numa dimensão não só física, mas também psíquicas e social. Embora a presença do enfermeiro no quadro geral dos serviços de vigilância sanitária, como demonstra os artigos ainda considera-se pequena a proporção dos profissionais da enfermagem neste âmbito. Tendo como finalidades, valores, princípios e normas que servem de base para o comportamento humano, possibilitando a procura e o estabelecimento das razões que justificam o que “deve ser feito “ e o que “não pode ser feito”, ou seja, as razões de fazer ou deixar de fazer algo, de forma que os enfermeiros devem ter uma visão como um todo e não ser só prestadores de serviço, mas de abrangir as normas e éticas estabelecidas e considerarem que os conhecimentos da enfermagem são indispensáveis ao desenvolvimento das ações, principalmente no que diz respeito à identificação de problemas como: medidas de controle de infecções, observação de estruturas físicas, das condições ambientais, da organização e execução do serviço, gerenciamento dos resíduos, saúde do trabalhador, da utilização de produtos químicos e farmacêuticos (dosagem, manipulação, armazenamento e técnica de aplicação). Desse modo devemos ser solidários com as pessoas, considerando como iguais em seus direitos mesmo quando tenham diferentes posições ou valores socioculturais. Nesse sentido, a comunidade através de seus mecanismos de participação social podem auxiliar para a escolha do caminho que a vigilância sanitária ira traçar, como um instrumento de construção da Cidadania.
...