A Determinação de Metahemoglobina
Por: Trish Prescott • 26/6/2018 • Relatório de pesquisa • 468 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE TOXICOLOGIA
Alunas: Haline Siqueira e Karolline Gomes
Determinação de Metahemoglobina
Introdução
A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias, que tem como funções principais, transportar o O2 do pulmão para os tecidos periféricos e transportar CO2 dos tecidos para o pulmão. A hemoglobina pode ser convertida em metahemoglobina se o ferro do grupamento heme for oxidado do estado ferroso (Fe2+) para férrico (Fe3+) (LIESENFELD, 2016).
A metahemoglobinemia é uma síndrome clínica, que pode ser hereditária ou adquirida, secundária à exposição a toxinas e ao uso de medicamentos. As manifestações clínicas são reflexos da diminuição da capacidade carreadora de O2 e têm como substrato a hipóxia tecidual. Sintomas neurológicos e cardiovasculares, como: tontura, cefaleia, ansiedade, dispneia, sintomas de baixo débito cardíaco, sonolência e crise convulsiva habitualmente surgem quando os níveis estão acima de 20,0% (NASCIMENTO, 2008).
A avaliação da metahemoglobina é um importante marcador biológico de processos oxidativos, porém sua determinação é pouco solicitada na rotina laboratorial. Com a publicação da técnica desenvolvida por Naoum e colaboradores (2004), sem o uso de ferrocianeto de potássio e baseada nas absorbâncias específicas das moléculas de oxihemoglobina e metahemoglobina, a dosagem da metahemoglobina tornou-se mais acessível a rotina laboratorial, melhorando o estudo de condições associadas a cianose.
Resultados
Após realizar os procedimentos descritos na metodologia e a leitura das absorbâncias, encontramos na amostra C 57,8% da meta hemoglobina.
% Mhb = (absMHb - absHbCN) / (absMHb% - absHbCN) X 100
% Mhb = (0,367-0,070)/ (0,612 – 0,098) X 100
% Mhb = 57,8
Conclusão
Os valores normais de meta hemoglobina no sangue é de até 2%. A amostra analisada apresentou 57,8% de teor de meta hemoglobina, estando muito acima do normal.
Os sintomas apresentados dependem dos níveis de meta hemoglobina no sangue e começam a se manifestar quando esta atinge teor de 10%. Quando a porcentagem está entre 20 -30% o paciente apresenta tontura, cefaleia e taquicardia. De 30 a 50% ocorre fadiga, confusão, vertigens, tonturas, taquipneia e aumento da taquicardia. De 50 a 70% podem ocorrer confusão, arritimias, bradicardia, acidose e até entrar em coma. Níveis acima de 70% geralmente leva a morte (MURINELLO et al 2001).
Referências
LIESENFELD, K. A., SOARES, J. C. M., & SILVA, M. P. (2016). Determinação Espectrofotométrica de Metahemoglobina. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 7(2).
MURINELLO, A.; BICHO, M; INÁCIO, E.E R; LOUREIRO, M. E; Metahemoglobinemia. Medicina Interna. v. 8, n. 4., 2001.
NAOUM,P.C.; RADISPIEL,J.; MORAES,M.S. Dosagem espectofotométrica de metahemoglobina sem interferentes químicos ou enzimáticos. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2004(1):19-22.
...