Amostragem sistemática
Por: Vitoria Nascimento • 4/9/2017 • Trabalho acadêmico • 693 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
PLANO DE ENSINO
CURSO: Farmácia
SÉRIE: 2º Semestre
DISCIPLINA: Bioestatística
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula
I – EMENTA
A disciplina capacitará o aluno a aplicar conhecimentos de estatística descritiva, elementos de probabilidade e inferência estatística aos problemas e situações relativas à sua área de atuação farmacêutica.
II - OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver no aluno o domínio dos conceitos e das principais técnicas estatísticas e a interpretação dos resultados obtidos após a execução destas técnicas para aplicação na resolução de problemas das atividades acadêmicas desenvolvidas e na profissão farmacêutica.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao término do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender e trabalhar com conceitos básicos de estatística aplicada à área da saúde.
- Realizar análises estatísticas para situações de rotina a partir de dados coletados em qualquer área de atuação do farmacêutico.
- Utilizar ferramentas estatísticas descritivas e/ou indutivas para a melhor avaliação dos casos clínicos ou situações problemas.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução à Estatística: Definição de Variável e tipos de Variáveis (Qualitativas e Quantitativas). Conceito de População e Amostra. Exemplos de técnicas de amostragem (casual, agrupamento, estratificada e sistemática).
Tabela de Distribuição de Frequências: Conceito de classe e frequência. Montagem de uma tabela de frequência. Cálculo de Frequência simples (absoluta e relativa) e acumulada (absoluta e relativa). Histograma de Distribuição de Frequências.
Medidas de Tendência Central de um conjunto de Dados: Definição de medida de tendência central e cálculo da média aritmética e média ponderada em tabelas de dados. Definição e cálculo de mediana e moda em tabelas de dados. Cálculo de média em tabelas de distribuição de frequências.
Medidas de Variação de um conjunto de Dados: Definição de medida de variação. Definição e cálculo de variância, desvio padrão e coeficiente de variação em tabelas de dados.
Correlação Linear: Definição de correlação entre duas variáveis. Definição e exemplos de diagramas de dispersão de dados. Definição e cálculo de correlação linear. Interpretação de resultados de correlação linear ou Coeficiente de Pearson.
Regressão Linear: Definição e aplicações das retas de regressão linear. Definição de variável explanatória (y; dependente) e variável resposta (x; independente). Definição e cálculo da equação de Reta de Regressão (Método dos Mínimos Quadrados). Interpretação de resultados de regressão linear.
Probabilidade Condicional: Definição de eventos e tipos de eventos. Definição de probabilidade. Definição e cálculo de probabilidade condicional. Definição de variável aleatória. Diferença entre variável aleatória discreta e contínua.
Distribuição de Probabilidade: Conceito de Distribuição de probabilidade (x, P(x)). Diferença entre Distribuição discreta e contínua de probabilidade. Histograma de Probabilidades. Cálculo de média e desvio padrão em distribuições de probabilidade.
Distribuição Normal: Definição, características e representação gráfica de uma distribuição normal. Relação entre a distribuição normal e a média e a variância em uma população de dados. Distribuição Normal Padronizada e determinação da variável aleatória Z. Uso da Tabela de distribuição Normal Padronizada (Tabela “Z”).
...