Artigos de Parasitologia Clinica
Por: alescaboaventura • 14/6/2016 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 574 Visualizações
Ao iniciar as atividades na devida instituição, a farmacêutica deu toda orientação sobre os procedimentos e medicamentos que eram dispensados pela farmácia, inclusive os de controle especial e em seguida iniciamos a dispensação dos medicamentos aos pacientes.
Para dispensação era necessário que o paciente estivesse com o receituário médico com validade máxima de três meses, original e a xerox, a segunda ficará retida na farmácia para preenchimento de planilha diária. Para que a dispensação seja adequada, esse receituário precisa estar devidamente bem preenchido, com informações do paciente e o número do cartão SUS. A dispensação para este receituário é feita mês a mês.
O atendimento é sempre externo, em local de circulação na Unidade, e os medicamentos são liberados por uma “janela” com orientações somente quando solicitada.
Para medicamentos de controle especial, é necessária receita tipo B1 (azul) e C2 (branca). Esses medicamentos só estão autorizados a dispensação com a presença do farmacêutico no setor, pois são sujeitos a portaria 344/98, sendo guardadas em um armário com chave.
Para insulinas (Regular ou NPH), o paciente tem direito a levar as seringas para o momento da aplicação de acordo com a quantidade de frascos que seja dispensado a ele.
A farmacêutica tem o planejamento quanto ao pedido de medicamentos e faz solicitação ao ALCEN às quartas feiras com recebimento as quintas. No momento do recebimento, foi feita a conferência da solicitação x entrega. O planejamento para a solicitação dos medicamentos é feito através de um inventário feito todo final de cada mês.
A planilha de preenchimento diário é o controle de entrada/saída dos medicamentos presentes na farmácia, inicialmente preenchida pelo funcionário da farmácia sobre supervisão da farmacêutica, dentro dessa panilha também estão inclusas as medicações de controle especial.
...