Atenção Primaria a Saúde Divinópolis MG
Por: Aninha26 • 10/10/2015 • Resenha • 485 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
SUS EM DIVINOPOLIS
O SUS em Divinópolis é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e já prestou 209 mil procedimentos a mais de 41 mil pacientes apenas em 2014, de acordo com dados da Semusa. A cidade conta com 13 centros de saúde, 23 equipes de Estratégia de Saúde da Família, duas equipes de Prevenção e Acompanhamento, um Serviço Especializado em Odontologia, um Centro de Reabilitação em Fisioterapia, um Centro de Referência em Saúde Mental (Sersam), uma policlínica, seis farmácias municipais, um laboratório central e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Apesar da ampla estrutura e de ser considerada a cidade com melhor serviço de urgência e emergência entre os 54 municípios da região, a saúde pública em Divinópolis ainda gera críticas e insatisfações de alguns usuários. A demora no atendimento na UPA Padre Roberto e a falta de medicamentos básicos nas farmácias municipais estão entre as principais queixas
O sistema de saúde é dividido em níveis de atenção. Cada situação recebe uma classificação adequada e é tratada de acordo com sua complexidade, custo e necessidade.
À Atenção Primária, cujo carro chefe é o Programa de Saúde da Família, cabe resolver a maioria dos problemas de saúde que são agravados, além de desafogar o atendimento das fases seguintes. É nesse estágio que o cidadão irá tratar, prevenir e diagnosticar possíveis doenças. Nesse caso, os pacientes devem ser tratados em sua própria casa ou comunidade, sem precisar enfrentar filas em hospitais e UPA’s para resolver problemas menores. É por essa fase ainda não estar suficientemente desenvolvida que os hospitais e UPA’s ficam super-lotados. A boa notícia é que o país, e também Divinópolis, está promovendo cada vez mais a descentralização do sistema de saúde e fazendo com que cada nível de atenção com a saúde seja de fato executada. O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, é uma tentativa de diminuir em curto prazo a deficiência na atenção primária, distribuindo médicos em comunidades que antes tinham grande déficit desses profissionais.
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos completou um ano dia 1º de julho. Ao todo, foram contratados 14.462 médicos no Brasil, distribuídos em 3.800 municípios. Em Divinópolis, 30 médicos já atuam em Centros de Saúde e nas Equipes de Saúde da Família prestando atenção básica e preventiva a fim de evitar problemas futuros que poderão congestionar os hospitais.
Para o secretário, David Maia, o programa aumentou o número de atendimentos na cidade. “A população está ficando cada vez mais satisfeita com a Atenção Primária. A vinda desses médicos já representou um ganho para a cidade. Para o usuário de Divinópolis a política iniciada pelo Governo Federal já deu um novo fôlego muito importante no atendimento médico da cidade. Ainda não refletiu no descongestionamento dos hospitais porque existia uma demanda reprimida. O que já se percebeu é que os encaminhamentos para outros médicos é menor, o paciente tem ficado mais no seu próprio bairro para resolver seus problemas de saúde”, finalizou.
...