FISIOLOGIA PELE
Por: IEDASOUZA • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 302 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
Faculdade Anhanguera – Taguatinga
Aline de Souza Silva
3ºsemestre de Biomedicina
Prof. Adriano Reis – Histologia e Embriologia
Pele
A pele vem recobrir toda parte do corpo, onde é constituída por uma porção epitelial de ectodérmica, a epiderme mesodérmica. A pele encontrasse em dois tipos: espesso e fina.
A pele espessar se localiza na palma das mãos e na planta dos pés. Já a pele fina é localizada nas demais partes do corpo. Embaixo localiza a derme e hipoderme (tecido celular subcutâneo). A derme vem a ser constituída por tecido conjuntivo. A hipoderme não faz parte da pele e sim atua com a função de união com os órgãos subjacentes. É constituída por tecido frouxo que pode incluir células adiposas formando assim panículo adiposo.
A camada de córnea da epiderme é constituída por epitélio estratificado pavimentoso, tem a função de proteger o organismo à perda de liquido e contra o atrito. Através das suas terminações nervosas sensitivas, que recebe informações sobre o ambiente e as envia para o sistema nervoso central. A epiderme produz um pigmento denominado de melanina. A melanina tem a função de proteção contra os raios ultravioleta. Na pele é formada a vitamina D³ devido a radiação ultravioleta do sol sobre o sintetizador da pela. A junção entre a derme e epiderme é irregular.
Os pelos, unhas e glândulas sudoríparas e sebáceas são estruturas anexas da pele.
Os pelos são estruturas delgada e queratinizada, que surge através da invaginação de epiderme. As unhas são placas de células queratinizada localizadas na superfície dorsal das falanges terminais dos dedos.
As glândulas sudoríparas são glândulas tubulosas simples enoveladas, cujos ductos se abrem na superfície da pele. Tem a função de gerar a parte aquosa do suor.As glândulas sebáceas encontrassem na derme e os seus ductos costuma desembocar nos folículos pilosos. Tem como característica ser alveolares.
...