Nanotecnologia no tratamento do câncer
Por: jullyaffreitas • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.694 Palavras (7 Páginas) • 562 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, o câncer é uma das doenças que mais matam no mundo, representa a segunda causa de óbito na população adulta, sendo que ainda todas as técnicas utilizadas no combate a essa doença não atingiram resultados significativos (Rev. Assoc. Med. Bras. vol.50 no.1 São Paulo 2004).
O numero de casos de pessoas com Câncer tem aumentado de forma assustadora no Brasil. Em 1920, nasce à proposta anti-câncer na política da legislação sanitária brasileira (INCA 2014).
O câncer é o conjunto de várias doenças, caracterizado pelo crescimento anormal de células, conhecido como neoplasia. Com a rápida multiplicação essas células se torna agressivas, formando o chamados tumores malignos. Existe também o tumores benigno (CIENCIA HOJE, 2002).
Essa doença é um grande problema de saúde pública mundial e a dificuldade constante de um tratamento que vem incentivando pesquisadores de todo o mundo a procura de meios alternativos de cura (INCA 2014)
Em busca de resultados satisfatórios para uma nova terapia no combate ao câncer, a nanotecnologia é vista com enorme interesse pela oncologia, como uma grande aposta para a prevenção e tratamento (RENORBIO, 2004).
Com as nanopartículas essas células cancerosas são descobertas antes de um crescimento elevado o que ajuda para seu tratamento e cura, mas também podemos usar essas nanopartículas como uma quimioterapia só que com uma ação melhor (Hype Science, 2011)
Na quimioterapia é liberado drogas no corpo do indivíduo para matar as células cancerosas, mas também matam as células saudáveis provocando uma série de malefícios, já as nanopartículas funcionam carregando essas drogas diretamente para esses tecidos lesionados e agindo especificamente nos mesmos liberando-as a e matando essas células malignas (Hype Science, 2011)
Outra aposta dos pesquisadores é combater o câncer de forma natural, usando células do sistema imunológico do próprio corpo humano. Essas células passam a procurar os tumores para combater as células cancerosas diretamente, sem causar multiplicação anormal em outras partes do corpo (Hype Science, 2011)
2. OBJETIVOS
Em busca de resultados satisfatórios para uma nova terapia no combate ao câncer, esse trabalho traz como objetivo a aplicação da nanotecnologia no tratamento de câncer.
3. METODOLOGIA.
Foi realizado um levantamento de informações relevantes sobre a Nanotecnologia, buscando conhecer suas principais características e suas influências em diversos aspectos como, aplicação no tratamento do câncer. Este levantamento foi realizado por meio de livros, revistas, jornais, sites da internet e artigos sobre o assunto, entre outros. O presente trabalho constitui uma investigação teórica, alicerçada na revisão de literatura, utilizando os sites: www.inca.gov.br, www.unifia.edu.br, www.hypescience.com, www.academiamedica.com.br, www.renorbio.org.br. O período da pesquisa foi entre Fevereiro a Abril de 2015.
Estas informações compreendem um conjunto de dados no qual se apóiam todas as conclusões apresentadas neste trabalho. As informações foram coletadas com o propósito de enriquecer o conhecimento, seguindo o critério de que deveriam ser fundamentadas cientificamente e de fontes confiáveis.
4. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
4.1 Câncer
Câncer é o crescimento desordenando de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Existem mais de cem (100) doenças que têm em comum esses crescimento desordenado (Arçari et al., 2011).
Estas células se dividindo tão rapidamente tendem a ser muito agressivas, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou Neoplasias Malignas. O tumor benigno são simplesmente células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, na maioria Das vezes não constituiu risco de vida (Arçari et al., 2011).
As causas de câncer são multifatoriais, podendo ser externos ou internos ao organismo, ou interligados. Fatores externos o meio ambiente, hábitos ou costumes. Fatores Internos, na maioria das vezes relacionam-se hereditariedade, geneticamente pré-determinadas. Esses fatores podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais (INCA, 2014).
4.2 Nanotecnologia
A nanotecnologia é um campo científico multidisciplinar que tem avançado rapidamente nos últimos anos, encontrando aplicações nas mais diversas áreas, desde setores de energia e eletrônica até a indústria farmacêutica (Arçari et al., 2011).
Nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (Arçari et al., 2011).
Consiste em manipular a matéria em nanômetros para criar estruturas com uma organização molecular diferenciada. Seria como montar uma molécula da forma desejada, utilizando átomos como peças fundamentais. Nanômetro (nm) é uma unidade de medida que corresponde à bilionésima (10-9 ) parte do metro (Arçari et al., 2011).
Por uma escala reduzida em que atua essa tecnologia, pode-se sintetizar a matéria da forma que for mais adequada à utilização desejada. Modifica-se o arranjo de átomos e moléculas visando-se um produto final mais resistente, mais barato, mais leve, mais preciso mais puro e mais adequado. Neste sentido, potencialmente falando, a nanotecnologia possui o poder de revolucionar a forma com que se imagina, trata e manuseia a formação de materiais (Arçari et al., 2011).
4.2.1 Nanotecnologia contra o câncer
São pesquisados diversos dispositivos com dimensões entre 1 e 100 nanômetros, de variadas formas e composições. Vias e comparação um nanômetro é 80.000 vezes menor que um fio de cabelo. Um glóbulo vermelho tem aproximadamente 5.000 nn, ou seja cinco vezes maior
...