O Central de Abastecimento Farmacêutica
Por: Pâmela Pereira • 24/8/2023 • Dissertação • 445 Palavras (2 Páginas) • 76 Visualizações
INTRODUÇÃO
O CAF( central de atenção farmacêutica e hospitalar) executa ações que garantam e ampliem o acesso da população a medicamentos que tenham qualidade, segurança e eficácia, promovendo o seu uso racional, sob orientação técnica e em estreita consonância com a Política Nacional de Saúde e de Assistência Farmacêutica. O departamento é responsável por subsidiar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos na formulação de políticas, diretrizes e metas para as áreas e temas estratégicos, necessários à implementação da Política Nacional de Saúde, no âmbito de suas atribuições.
O principal finalidade do CAF é garantir toda a cadeia logística do medicamento, de tal forma que o armazenamento garanta a manutenção das características físico químicas e microbiológicas dos produtos durante o período de estocagem, evitando possíveis perdas por desvio de qualidade ou por vencimento. controlar entrada e saída de medicamentos, tanto no ámbito fisico como financeiro; manter o estoque regular sem faltas; diminuir o número de itens em falta para trés medicamentos por mês por um período máximo de 15 dias. Algumas remessas a cada um mês, e outras a cada 3 meses.
A visita técnica na CAF teve como objetivo proporcionar aos alunos o ensinamento de como funcionava o abastecimento farmacêutico e como era feito o controle mensalmente dos medicamentos que seriam dispensados para os pacientes.
DESENVOLVIMENTO
A central de atenção farmacêutica e hospitalar fica localizada na Rua João Dantas no centro de Floriano em anexo a UBS Funasa. Lá encontra-se a dispensação de medicação básica, material hospitalar (gase,luva, fraldas, sondas e outro), injetáveis, anticoncepcionais, pílulas , material odontológico ( gorro, luva ,autoclave e etc.) E Medicamentos controlados. A dispensação ocorre da seguinte forma: as ubs da cidade mandam a demanda ao caf e o farmacêutico responsável faz o pedido, e logo após quando chega e dispensado conforme a demanda de cada ubs.
A CAF possui uma organização, de um local que foi dividido por meio de uma adaptação, quando se faz entrada vê-se o balcão e cadeiras para que o pacientes fiquem no aguarde para a consulta, entrando em outra sala onde é feito o controle e atendimento aos pacientes, mais adentro um local onde os medicamentos são armazenados. Sendo dividida em dois lotes um para armazenamento de medicamentos e os correlatos controlados e com retenção de receita como Talidomida, as insulina e injeções que são armazenadas na geladeira tendo uma temperatura correta entre 2º Ce 8° C, no outro lote os medicamentos ficam armazenados em prateleiras, localização de fácil acesso, sendo todos organizados em ordem alfabética, contempladas os aspectos de estabilidade física, química, microbiológica, terapêutica e toxicológica, temperatura, luminosidade, ar, umidade.
...