Mercado Central
Pesquisas Acadêmicas: Mercado Central. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alcimara • 21/5/2013 • 509 Palavras (3 Páginas) • 542 Visualizações
1. Apresentação
O presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada no Mercado Central na cidade de Belo Horizonte/MG, no dia 20 de abril de 2013. Inicialmente a proposta foi feita pela professora Maria Elisa Mendes, que ministra a disciplina de Empreendedorismo e, posteriormente, adequou-se também à disciplina de Gestão de Benefícios, Ministrada pela professora Mardelene Ferreira, ambas na Faculdade Adjetivo Cetep.
O grupo da pesquisa de campo foi composto por quatro alunos: Alcimara Cortes, Fabrício Rodrigues, Felício Lopes e Laís Ferreira, acompanhados pela coordenadora do curso a professora Cristiane Carvalho.
Baseados no que nos dizem Neto e Diniz (2004, p.4) o Mercado Central foi criado em 1929 por iniciativa da Prefeitura Municipal, com o objetivo de centralizar o abastecimento de perecíveis da cidade. Belo Horizonte, fundada em 1897, teve seu abastecimento tardiamente planejado, com a criação do primeiro Mercado Municipal, em 1900, cujas instalações já eram consideradas, em meados da década de 1910, precárias e insuficientes para atender a capital.
A criação de um novo Mercado Municipal, em substituição ao primeiro, deveu-se, portanto, ao crescimento exponencial da população e, consequentemente, à necessidade de atendimento desta crescente demanda, tornando-se um dos maiores centros de comércio do Estado.
Desde sua fundação, foi centro de comércio varejista e atacadista de
alimentos da cidade, a grande referência no setor alimentício, sendo
elemento fundamental do cotidiano e do desenvolvimento da cidade
(NETTO; DINIZ, 2004, p.4).
A realização de uma troca de bens não apenas ocasional mas regular, na localidade, como componente essencial das atividades aquisitivas e da satisfação das necessidades dos moradores: a existência de um mercado. [...] Somente queremos falar de “cidade” no sentido econômico, tratando-se de um lugar onde a população local satisfaz no mercado local uma parte economicamente essencial de suas necessidades cotidianas, e isto principalmente com produtos que a população local e dos arredores produziu ou adquiriu para a venda no mercado (WEBER, 1979, p.409, grifo do autor).
O Relatório a seguir, detalhará os pontos relevantes da visita, bem como as entrevistas nela coletadas e imagens.
1.1. Objetivos
Analisar a dinâmica social do Mercado Central, cuja origem e desenvolvimento é referência histórica e cultural na cidade onde se encontra.
Pesquisar estabelecimentos gastronômicos ou comerciais do mercado central, bem como o seu processo de administração.
Obter o maior número de informações acerca das disciplinas de Empreendedorismo e Gestão de Benefícios.
...