TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS

Por:   •  28/8/2022  •  Abstract  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS

EMENTAS

Ementa: Assistência Farmacêutica no Serviço de Atendimento Especializado - HIV/AIDS

Conteúdos:

Acompanhamento e Tratamento do Paciente HIV Positivo. Tratamento de acordo com protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde: Terapia Antirretroviral (TARV); Abordagem inicial e seguimento do in

fectado com HIV; Critérios para início de tratamento antirretroviral; Escolha do esquema inicial, Falha ao tratamento antirretroviral e terapia de resgate; Comorbidades não infecciosas relacionadas ao HIV e toxicidade ao tratamento antirretroviral; Uso de antirretrovirais em gestantes e crianças portadoras de HIV. Imunização dos Pacientes HIV Positivos.  Dispensação da TARV.

Acompanhamento Farmacoterapêutico dos pacientes HIV/AIDS. Identificação e solução dos PRMs (Problemas Relacionados ao Medicamentos). Aconselhamento e orientação dos pacientes que vivem com HIV/AIDS sobre as formas de transmissão e prevenção e a utilização correta dos medicamentos, favorecendo a adesão ao tratamento e desta forma reduzir a infecção em novos indivíduos. Notificações no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos Antirretrovirais (Siclom).

Aspectos Históricos; Dados epidemiológicos; Definição; Agente Etiológico; Transmissão; Período de incubação; Fisiopatologia/Ciclo Biológico; Sinais e sintomas; Diagnóstico Laboratorial preconizado pelo Ministério da Saúde: realização de testes sorológicos.

Atenção e Assistência Farmacêutica dos medicamentos para HIV/AIDS (Seleção, Programação, Aquisição, Distribuição, Armazenamento e Dispensação); Acompanhamento Farmacoterapêutico de pacientes com HIV/AIDS com identificação e resolução de Problemas Relacionado ao Medicamentos (PRM). Promoção do acesso, adesão terapêutica e o uso racional medicamentos.

Conhecimento e avaliação o Serviço de Assistência Especializada (SAE): recursos humanos; gestão de processos de trabalho, desenvolvimento organizacional; legislações; análise de ambiente e organização.

Ementa: Microbactérias - Hanseníase e Tuberculose

Conteúdos:

Focalização de material sobre lâmina em microscópio óptico. Leitura de lâminas e interpretação dos achados. Baciloscopia da hanseníase e tuberculose e emissão de resultados segundo os protocolos do Ministério da Saúde.

Materiais necessários para a coleta do material biológico. Procedimentos para a coleta de linfa (técnica do raspado intradérmico). Prática de coleta de linfa. Controle de qualidade das lâminas para o diagnóstico da hanseníase, problemas relacionados a qualidade técnica das lâminas. Preparo de lâminas com o material biológico e coloração de Ziehl-Neelsen a frio segundo o guia de procedimentos técnicos para a baciloscopia da hanseníase do Ministério da  Saúde.  Tipos  de  coleta  de  escarro  (escarro  espontâneo,  escarro  induzido  e lavado

brônquico) e conservação da amostra biológica. Controle de qualidade das lâminas para    o

diagnóstico da tuberculose, problemas relacionados a qualidade técnica das lâminas. Preparo de lâminas com o material biológico e coloração de Ziehl-Neelsen segundo o Ministério da Saúde.

Medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde segundo o protocolo de tratamento  da hanseníase para os casos paucibacilares (rifampicina e dapsona) e para os casos multibacilares (rifampinina, dapsona e clofazimina), informações sobre posologia, tempo de tratamento e efeitos colaterais.

Medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde segundo o protocolo de tratamento  da tuberculose para os casos novos (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol) e para os casos resistentes ou reincidentes (estreptomicina, etambutol, lexofloxacina, pirazinamida, terizidona) e informações sobre posologia, tempo de tratamento e efeitos colaterais.

Situação epidemiológica da hanseníase e tuberculose no mundo, no Brasil e no estado. Vias de transmissão e prevenção da infecção. Classificação clínica das formas evolutivas (indeterminada, tuberculóide, virchowiana e diforma) e classificação operacional (paucibacilar e multibacilar) da doença.

Ementa: Outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) - Sífilis, Gonorreia, Herpes Simples e Genital, Papilomavirus Humano (HPV) e Hepatites Virais.

Conteúdos:

Aspectos Históricos; Dados epidemiológicos; Definição; Agente Etiológico; Transm issão; Período de incubação; Sinais e sintomas. Estratégias para a adequada atenção; Prevenção, Detecção e notificação de Casos e Tratamento imediato de DST.

Atenção e Assistência Farmacêutica dos medicamentos para DST de acordo com REMUME e RESME (Seleção, Programação, Aquisição, Distribuição, Armazenamento e  Dispensação). Acompanhamento Farmacoterapêutico dos pacientes com DST (Sífilis, Gonorreia, Herpes Simples e Genital, Papilomavirus Humano (HPV) e Hepatites Virais), identificação e resolução de Problemas Relacionado ao Medicamentos (PRM). Promoção do acesso, adesão terapêutica e o uso racional medicamentos.

Diagnóstico: realização de exame físico e bacterioscopia em pacientes com queixa de corrimento e testes laboratoriais para Sífilis (realização de Teste rápido - Imunocromatográfico) pelo Ministério da Saúde. Pesquisa de outras Doença Sexualmente Transmissíveis (DST): realização de testes rápidos para HIV, Hepatite B e C.

Medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde para tratamento de DST:

informações sobre posologia, tempo de tratamento e efeitos colaterais.

Ementa: Protozoários - Malária, Leishmaniose e Doença de Chagas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com