O Estudo de Caso
Por: Rosana Machado • 7/4/2022 • Trabalho acadêmico • 706 Palavras (3 Páginas) • 114 Visualizações
Descrição do Caso
Mulher de 30 anos deu entrada na emergência de um hospital com os seguintes sintomas:
- sensação de mal-estar
- fraqueza
- tonturas
- palpitações
- sede intensa
- oligúria (secreção insuficiente de urina)
- hipotensão arterial
- hiperventilação, refletindo acidose metabólica
Recebeu os seguintes tratamentos:
- Soro fisiológico com eletrólitos
- Reposição de bicarbonato de sódio
- Uso de dopamina ou dobutamina
Questões norteadoras:
- Possível quadro clínico/diagnóstico
- Relação dos tratamentos com os sintomas
- Relação dos sintomas e tratamentos com os conteúdos (linhas de raciocínio/conjecturas)
- Como os tratamentos restabelecem o equilíbrio fisiológico da paciente (regulação homeostática/mecanismos)
Respondendo as questões norteadoras :
De acordo com os sintomas de sensação de mal-estar ,fraqueza , palpitações (por conta que os rins têm total ligação com o aparelho cardiovascular. O sangue bombeado pelo coração precisa ser purificado nos rins.), sede intensa, oligúria e hiperventilação que pode está associada a condições cardíacas que podem está relacionada ao mal funcionamento dos rins . A tontura pode está relacionada a uma queda pressão hipotensão arterial , podendo ser causada por algum medicamento diurético , que tenha como efeito colateral a queda de pressão e consequentemente causando tontura.
- Possível quadro clínico/diagnóstico ?
- Insuficiência renal crônica
- Relação dos tratamentos com os sintomas?
- O soro fisiológico com eletrólitos foi usado como tratamento por conta que a insuficiência renal crônica prejudica os níveis de substâncias como eletrólitos e o soro fisiológico com eletrólitos foi usado para repor esses níveis , pois as mesma são substâncias no corpo que ajuda a conduzir os impulsos elétricos. O trabalho de eletrólitos no corpo é manter um equilíbrio adequado de fluido dentro e fora das paredes celulares. Este equilíbrio é essencial para quase todas as reações bioquímicas em todo o corpo , de geração de energia para a contração muscular. O papel dos rins no corpo é a de filtrar as toxinas e resíduos do corpo.
- Reposição de bicarbonato de sódio por conta que entre as perdas de eletrólitos está o bicarbonato de sódio e por conta da acidose metabólica pois pacientes com doença renal crônica os níveis de bicarbonato no sangue menores que 22 mmol/L, devem ser tratados com suplementação de bicarbonato de sódio por via oral.
Uso de dopamina ou dobutamina Na insuficiência renal, o uso de Dopamina deve ser limitado aos pacientes com adequado volume intravascular que não tenham débito urinário adequado após terem recebido diuréticos apropriados. A Dopamina deve ser descontinuada se o paciente não responder à terapia. Caso a oligúria persista, a Dopamina deve ser diminuída gradualmente nas 24 horas seguintes. Na insuficiência renal, baixas doses de Dopamina (0,5 a 2mcg/kg/min) demonstraram aumentar o fluxo sanguíneo renal e a taxa de filtração glomerular, além de inibir a reabsorção tubular proximal de sódio em pacientes normovolêmicos com função renal normal. Entretanto, a resposta diminui com infusões prolongadas.Desta forma, Dopamina deve ser limitado a pacientes com adequado volume intravascular que não apresentam débito urinário adequado com o uso de diuréticos apropriados. Dopamina deve ser descontinuado se o paciente não responder à terapia. Caso a oligúria persista, a Dopamina deve ser diminuída gradualmente nas 24 horas seguintes. Após alcançar melhora dos valores pressóricos, da diurese e das condições circulatórias gerais, a infusão deve continuar na dose que demonstrou ser mais eficaz ao paciente.
...