TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA VISUAL

Por:   •  6/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

BACHAREL EM FARMÁCIA

SISTEMA VISUAL

CARATINGA

2016

INTRODUÇÃO

Os humanos apresentam um órgão especialmente destinado a receber e traduzir as informações recebidas mediante a ondas eletromagnéticas, mais conhecidas como luz. O olho. Através de luz e estímulos enviados ao cérebro, ele capta tudo a volta com clareza, e perfeição. Podendo distinguir duas quali-dades da luz, o brilho e o comprimento de onda. Para humanos, o compri-mento de onda visível esta entre 400 e 750 nanômetros.

O olho possui três estruturas importantes, a camada externa onde pode-se incluir a córnea, a conjuntiva e a esclera. A camada média, que é a camada mais vascularizada, onde se localiza a íris e a coroide. E a camada interna, que é a parte responsável pelas terminações nervosas, onde localiza-se a retina.

Os receptores sensoriais da visão são os fotorreceptores bastonetes e cones localizados na retina. Os bastonetes exercem melhor sua função no escuro, com luz baixa e não interpretam cores. Já os cones apresentam maior limiar para luz e são mais ativos na claridade, durante o dia tem mais faci-lidade de percepção de cor.

Baseando-se em cinco autores diferentes o estudo do sistema visual será detalhado a fim de conhecer melhor sua função e estrutura fisiológica.

DESENVOLVIMENTO

O olho é envolvido por três membranas; a esclera uma espécie de cobertura protetora, a córnea que transfere os raios luminosos, a coroide localiza-se em região vascularizada, a retina que possui células receptoras, e íris que a lente. (RAFF,).

 A córnea é protegida de lesões pela parede óssea da órbita, e o que a mantém umidificada são as lágrimas e o ato de piscar. A luz é refratada na superfície anterior da córnea e nas superfícies anterior e posterior da lente.

Segundo Berne e Levy (1996, p.138), os fotorreceptores são os bastonetes e cones, sua estrutura é composta de um corpo celular, um segmento externo, um segmento interno e uma terminação sináptica. A absorção da luz é feita pelos pigmentos visuais localizados nos segmentos externos. Os bastonetes contém muito mais fotopigmentos que os cones, tendo mais sensibilidade a luz, se adaptando lentamente a escuridão. Os cones adaptam-se rápido a escuridão, sendo menos funcionais com baixa luminosidade.

Os canais de Na+ dos segmentos externos dos bastonetes e cones estão abertos no escuro de forma que a corrente flui do segmento interno para o externo. Quando a luz incide sobre o segmento externo alguns canais de sódio são fechados, e as células ficar hiperpolarizadas. (HAFF,)

Com o envelhecimento a elasticidade da do cristalino diminui. Como resultado a acomodação do cristalino para visão de perto torna-se menos eficiente essa situação é chamada de presbiopia. Devido a uma discrepância entre o tamanho do olho e o poder de refração dos meios diópticos e que acontece erros de difração, como a miopia é a dificuldade de ver de longe, a correção é feita com lentes côncovas. A hipermetropia é a dificuldade de ver de perto, a correção é feita com lentes convexas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com