Os Ácidos e Bases
Por: costanacarolina • 14/2/2018 • Trabalho acadêmico • 768 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
AULA 04 - Ácidos e Bases
OBJETIVOS:
- Identificar e classificar substâncias ácidas e básicas do cotidiano.
- Conhecer e utilizar os indicadores químicos.
- Determinar o teor de acido acético em vinagre comercial
REFERENCIAL TEORICO
Os ácidos e bases estão presentes na vida diária na forma de frutas, sucos, agentes domésticos de limpeza, entre outros.
Podemos conceituar ácidos e bases da seguinte forma:
Ácido: é todo composto que pode aumentar a concentração de íons hidrônio (H3O+) em solução aquosa.
Base: é todo composto que pode aumentar a concentração de íons hidróxido OH- em água.
HX(aq) + YOH(aq) -> YX(aq) + H2O(l) |
Para determinar se uma solução é ácida ou básica utiliza-se a escala de PH que pode ser convenientemente medido por aparelhos chamados pHmetros, bastando introduzir os eletrodos do aparelho na solução a ser analisada e fazer a leitura do pH. O pH de uma solução também pode ser obtido, de uma maneira menos precisa, usando-se o papel indicador de pH. O papel indicador é impregnado com compostos orgânicos que mudam sua cor conforme o pH. A cor mostrada pelo papel indicador é, então, comparada com uma escala de cores fornecida pelo fabricante (vide cartela existente no laboratório).
[pic 1]
Os indicadores químicos são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em solução, e assim são usados para indicar se uma solução é ácida ou básica. São exemplos de indicadores químicos a fenolftaleína, violeta de metila, laranja de metilo, azul de bromotimol, vermelho de metila, entre outros.
Solução Tampão
Compreende em uma solução cujo pH praticamente não varia quando se adiciona pequena quantidade de ácido ou base, ou seja, auxilia evitando que o pH ou pOH do meio sofra variações quando for adicionado ácidos fortes ou bases fracas as soluções estudadas.
Muitas vezes é necessário, no trabalho experimental que envolva Química, se conhecer com precisão o valor da concentração de soluções aquosas de ácidos e/ou de bases. Para essa determinação, temos dois procedimentos experimentais: (I) titulação mediante o uso de indicador ácido-base; (II) titulação potenciométrica.
A titulação é uma operação analítica utilizada em análise volumétrica com o objetivo de determinar a concentração de soluções. A execução de uma titulação consiste na adição de uma solução de concentração rigorosamente conhecida (titulante), a outra solução de concentração desconhecida (titulado), até que se atinja o ponto de equivalência.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Determinação de ácido acético em vinagre
[pic 2]
a) Soluções a serem utilizadas na prática:
- NaOH 0.2N - CH3COOH (amostra de vinagre) b) Preparar uma bureta com a solução 0,1 N de NaOH. | c) Com o auxílio de uma pipeta, transferir 25 mL de vinagre para um balão volumétrico de 250 mL e completar com agua destilada ate o menisco. Agite a solução para homegeneizar. d) Retirar alíquota de 25 mL de solução de acido acético e colocar em Erlenmeyer de 250mL. e) Acrescente 3 gotas de fenoftaleina ao erlenmeyer e titula-se com hidroxido de sódio a 0,1N ate primeira coloração rosa permanente. |
[pic 3]
Utilize a formula para cálculo
do percentual de ácido acético em
solução:
n ácido = n base[pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7]
Calculo do percentual de acido acético:
n ácido = n base[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]
*Dados:
- Volume gasto de NAOH: 27,25 mL
- NaoH= 0,1N
m__= 0,1 x 27,27 mL => m = 60 x 0,1 x 27, 25x 0,99 =>m= 0,1635 g
60 1000 mL 1000 mL
250 mL de solução---------------------→ 25 mL de vinagre (pipetado)
25 mL solução ------------------------------→ 2,5 vinagre
...