PROPRIEDADES CICATRIZANTES E HIDRATANTES DA ALOE VERA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Por: claudiaregina23 • 5/9/2018 • Projeto de pesquisa • 1.376 Palavras (6 Páginas) • 439 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE[pic 1]
Núcleo de Iniciação Científica
Claudia Regina Ninof Marcomini
PROPRIEDADES CICATRIZANTES E HIDRATANTES DA ALOE VERA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
Guarantã do Norte-MT
2018
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE[pic 2]
Núcleo de Iniciação Científica
Claudia Regina Ninof Marcomini
PROPRIEDADES CICATRIZANTES E HIDRATANTES DA ALOE VERA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em farmácia com vistas à elaboração de TCC na forma de um trabalho monográfico Orientação: Prof. Gleycivani Nunes
Guarantã do Norte-MT
2018
SUMÁRIO[pic 3]
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. METODOLOGIA 7
4. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 8
5. REFERÊNCIAS 10
- INTrODUÇÃO – tema e problematização
A Aloe vera, também conhecida como babosa, é utilizada há muito tempo como medicamento.
A babosa tem sido usada como plantas medicinais de uso interno e externo. Pelo seu uso já consagrado desde os antigos egípcios e, atualmente, com seu crescente emprego em cosmética e em queimaduras, a demanda por estas plantas tem incrementado o seu cultivo, portanto é indicado o emprego da Aloe vera por ter uma forte ação cicatrizante com maior produção e demanda no mercado (CASTRO & RAMOS, 2002, apud MARTINS JULIANA).
A Aloe vera tem uma ótima função hidratante sobre a pele, a qual consiste em formar um filme sobre o tecido epitelial, retardando a perda de água para o meio externo, e mantendo a pele bem hidratada (FALCONI, 2012; ADAMS, 2014)
Segundo Leite e Silva, os hidratantes são considerados produtos cosméticos que devem possuir uma grande eficácia em relação aos resultados esperados. Não devem conter altos graus de toxinas, pois o produto deve permanecer somente na pele e não pode ser absorvido e alcançar a corrente sanguínea. A associação e combinação de componentes em um hidratante devem ser bem conhecidas e estudadas a fim de que se possa adquirir formulações estáveis e com eficácia sobre a pele.
Considerada por cientistas como antibiótico, coagulante, inibidora da dor, estimulante da regeneração dos tecidos e da proliferação das células, essa planta milenar vem conseguindo o respeito de todo o planeta. O uso da Aloe e vera vem aumentando cada vez mais no planeta e o uso mais comum é para cremes cicatrizantes e hidratantes.
Sabendo então, das propriedades tão “poderosas” da aloe vera na cicatrização e na hidratação da pele, o maior órgão do ser humano, como é possível aproveitar em sua totalidade essa planta tão prestigiada?
- JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa tem a finalidade de mostrar as pessoas o potencial de hidratação da aloe vera, mostrar a finalidade da planta e seu poder de cicatrização. Aloe vera é muito conhecida pelo nome de babosa, quase todas as pessoas têm no quintal de casa, na horta até em um vasinho de planta. É uma planta de fácil cultivo as babosas são de fácil cultivo, pois não são exigentes quanto ao solo, desde que este seja drenado e permeável, mas são sensíveis à acidez, nem todos sabem de seu potencial curativo. Ter babosa em casa é o mesmo que ter uma mina de ouro, neste caso uma mina de hidratação e cicatrização. Devido a seu poder hidratante a indústria de cosméticos e higiene pessoal faz amplo uso do gel de aloe vera em diversos tipos de formulações, como cremes, xampus e sabonetes. Em alguns países é incorporado a cremes de barbear com o objetivo de auxiliar na cicatrização dos cortes (eshun & he, 2004).
A babosa não é uma simples planta, e sim uma planta de grandes fins e deve-se chegar ao conhecimento de todos, seu poder cicatrizante e hidratante.
A aloe vera considerada pela comunidade científica como antibiótico, adstringente, coagulante, inibidora da dor, estimulante da regeneração dos tecidos e da proliferação das células, essa planta milenar vem conseguindo o respeito de todo o planeta. Devido a sua função hidratante a indústria cosmética e de higiene pessoal vem aumentando o uso do gel de aloe vera. Em vários tipos de formulações, como cremes, xampus e sabonetes. Em alguns países o gel é adicionado a cremes de barbear, com o objetivo de auxiliar na cicatrização de possíveis cortes (viana, 1997; freitas; et al, 2014).
Enfim, uma planta tão rica em propriedades cicatrizantes e hidratantes não pode ficar no escuro, no desconhecido, afinal, todos gostam de uma rápida cicatrização, de uma pele bem hidratada.
- OBEJETIVOS
3.1. OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO
Analisar o poder de hidratação e cicatrização da Aloe e vera.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
-Compreender como a aloe vera age em nossa pele, hidratando e cicatrizando.
-Identificar as principais propriedades da babosa e como elas agem.
-Conhecer como se cultiva a aloe vera.
- metodologia
Nesta fase do projeto será realizada a metodologia, onde será abordado os principais e necessários pontos do projeto de pesquisa.
O tipo da pesquisa enquanto a natureza, sobre as propriedades cicatrizantes e hidratantes da aloe vera, será uma pesquisa básica, pois objetiva a produção de novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência, sem uma aplicação prática prevista inicialmente. Envolve verdades e interesses universais.
O tipo da pesquisa enquanto o objetivo do trabalho é explicativa, pois visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofundando o conhecimento da realidade por explicar a razão, o “porquê” das coisas.
...