RELATÓRIO DE AULA PRATICA DO TECIDO SANGUÍNEO
Por: Fabianysp417 • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 493 Palavras (2 Páginas) • 849 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
POLO JEQUIÉ
DISCENTES:
JULIO CESAR NEVES SANTOS JUNIOR
JUSCENILDO ALMEIDA DA SILVA
RELATÓRIO DE AULA PRATICA DO TECIDO SANGUÍNEO
Jequié – BA
2018
[pic 2]
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
POLO JEQUIÉ
Relatório de aula apresentado como requisito parcial de avaliação para o I semestre da disciplina de Biologia e Histologia, ministrado pela Docente: Girlande Brandão, do curso de Farmácia.
Jequié – BA
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 5
MATÉRIAS: 5
MÉTODOS 6
RESULTADOS E DISCURSÃO 7
CONCLUSÃO 8
INTRODUÇÃO
O Tecido conjuntivo sanguíneo é formado por duas partes: Primeiro a parte sólida formada pelas células sanguíneas que compõe os elementos figurados, onde podemos encontrar os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as Plaquetas (Fragmento de células). Segundo por uma parte liquida na qual tais células estão dispersas, chamado Plasma. Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco). Como consequência do processo de diferenciação celular, as células-filhas indiferenciadas assumem formas e funções especializadas.
OBJETIVO
Visualizar o tecido sanguíneo e identificar Plaquetas, Glóbulos brancos (Leucócitos) e Hemácias, verificar quantidade que contém na amostra.
MATÉRIAS:
- Luvas de procedimento
- Álcool
- Algodão
- Lanceta
- Amostra de sangue humano
- Lâmina
- Laminola
- Metanol (fixador)
- Geimsa (corante)
- Papel absorvente
- Óleo de imersão
- Microscópio óptico
MÉTODOS
Para início de procedimento foi necessária a utilização de luvas de látex após postas as luvas foi feita a higienização com álcool no local onde Foi retirada a amostra de sangue que foi no dedo, logo em seguida foi feito um leve furo com uma lanceta e posta uma quantidade de mais ou menos uma gota de material sobre a lâmina utilizando outra lâmina para ser feito o movimento de esfregaço necessário para espalhar amostra sobre a mesma após concluir este procedimento foi mergulhada a lâmina no metanol por 4 Segundos para fixação do material e mais 4 segundos no corante giemsa por mais 4 segundos para corar após retirar o excesso no papel absorvente foi posta a lamínula sobre a lâmina logo após pingar uma gota de óleo de imersão sobre a lâmina para visualização no microscópio óptico na lente de aumento de 100x.
...