RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: suellem2409 • 31/8/2022 • Projeto de pesquisa • 987 Palavras (4 Páginas) • 1.172 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI CURSO SUPERIOR DE FARMÁCIA
RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETÍCIA PIERETTI DE OLIVEIRA
Porto Alegre – Setembro 2022
CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI CURSO SUPERIOR DE FARMÁCIA
LETÍCIA PIERETTI DE OLIVEIRA
UNIDADE DE SAÚDE DO SUS
MATUTINO
KELY CAMPOS NAVEGANTES LIMA
Relatório Parcial de Estágio Curricular Supervisionado, apresentado a UNIASELLVI SC, como requisito para obtenção do diploma.
PORTO ALEGRE – SETEMBRO/2022
DADOS DO ESTAGIÁRIO
ALUNO: LETÍCIA PIERETTE DE OLIVEIRA
DATA DE NASCIMENTO: 11/06/1981
CONCLUSÃO DO CURSO: 2025
ENDEREÇO: DOM PEDRO, 1016 CENTRO ESTEIO RS
FONE: (51) 99816-2194
CEP: 93265-141
CURSO: FARMÁCIA
DADOS DO ESTÁGIO
RAZÃO SOCIAL:
ENDEREÇO:
BAIRRO:
CIDADE:
DATA DE FUNDAÇÃO:
NATUREZA:
ÁREA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA:
NÚMERO DE EMPREGADOS:
PERÍODO DE ESTÁGIO:
REPRESENTANTE LEGAL DA EMPRESA:
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO:................................................................5
- OBJETIVOS:....................................................................7
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................7
- REFERÊNCIAS................................................................8
- INTRODUÇÃO
Com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), o farmacêutico vem sendo mais valorizado através da proposta da Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica e o Seguimento Farmacoterapêutico. (SILVA et al., 2016)
A perspectiva atual é fazer com que o profissional farmacêutico oriente a comunidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da forma racional sobre o uso dos medicamentos, tendo em vista que, quando o medicamento é usado corretamente mostra-se um recurso terapêutico de maior custo-efetividade trazendo cura, controle e prevenção de doenças. (BARROS, 2004)
Vale ressaltar que a Assistência Farmacêutica é imprescindível na vida de um indivíduo e da sociedade, ela contribui para a melhoria e qualidade de vida de cada paciente, o profissional desenvolve medidas capazes de defender a saúde do indivíduo, conscientizando-os sobre os riscos da automedicação, acompanhando o processo terapêutico e identificando algumas irregularidades no tratamento e se caso necessário, substituindo o fármaco ou por fim, suspendendo o uso do mesmo. (LENZI; GARCIA; PONTAROLO, 2011)
De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Assistência Farmacêutica conceitua-se como um conjunto de ações que visa a promoção, proteção e recuperação da saúde, podendo ser em âmbito individual ou coletivo priorizando o medicamento como insumo essencial destacando o seu uso racional. (CNS, 2004) O ciclo da Assistência Farmacêutica garante segurança e qualidade sobre os serviços prestados, e esses ciclos na unidade básica são: seleção, programação, aquisição, armazenamento e dispensação.
A primeira fase consiste na escolha do medicamento, baseando-se em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos determinados por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), que tem como propósito garantir medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos conscientizando o seu uso, aprimorando condutas terapêuticas. A seleção é o início para outras atividades sendo uma atividade participativa e que envolve outros profissionais de diferentes áreas de saúde. (BRASIL, 2006)
A segunda fase caracteriza-se por programação, que é feita por modo de análise de perfil epidemiológico, histórico de consumo, capacidade de serviço instalada. Essa fase é baseada na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (REMUME). Os medicamentos devem estar listados por nome genérico, forma farmacêutica e apresentação, listados pelo nível de complexidade para qual seriam indicados para utilização. A programação errada atinge o abastecimento e o acesso ao medicamento. (BRASIL, 2006)
O outro ciclo é chamado de aquisição que são procedimentos que efetivam a compra do medicamento de acordo com a programação estipulada, procurando sempre garantir a qualidade do medicamento e melhores preços com a agilidade que o sistema requer. (BRASIL, 2006)
Na fase chamada de armazenamento é a garantia das condições adequadas para a recepção dos medicamentos, armazenamento, conservação e de um controle eficiente garantindo a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento. (BRASIL,2006)
...