RELATORIO DE FARMACIA COMUNITÁRIA
Por: dianerafael • 21/7/2017 • Trabalho acadêmico • 3.321 Palavras (14 Páginas) • 2.813 Visualizações
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR
CURSO DE FARMÁCIA - CAMPUS TOLEDO
DIANE CAROLINE KOERICH- RA: 00166300
RELATÓRIO DE ESTÁGIO – FARMÁCIA COMUNITÁRIA
TOLEDO - PARANÁ
2017
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR
CURSO DE FARMÁCIA - CAMPUS TOLEDO
DIANE CAROLINE KOERICH - RA: 00166300
RELATÓRIO DE ESTÁGIO – FARMÁCIA COMUNITÁRIA
Trabalho apresentado ao estágio curricular em farmácia comunitária, do Curso de Graduação em Farmácia – Universidade Paranaense – Campus Toledo, sob orientação da Profª Ma.Cibeli Lunardeli de Oliveira
TOLEDO
2017
SUMÁRIO
- Introdução................................................................................3
- Caracterização da Empresa...................................................4
- Estabelecimento da rotina diária...........................................4
- Estratégias de venda/atendimento ao consumidor/paciente..5
- Estratégias de compra e venda de mercadoria.....................5
- treinamento em marketing/venda/gestão empresarial para gerente e/ou funcionários.............................................................................6
- Tempo de empresa constituída............................................6
- Conhecimento da concorrência e de empresas Modelo “Top de linha”
- verificar se existe padrão/garantia da qualidade de produtos e atendimento..6
- pontos positivos e pontos negativos da gestão administrativa da farmácia...6
- Conclusão ....7
- Referencias Bibliográficas .......8
INTRODUÇÃO
A farmácia é um estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais; comercio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência medica (ANVISA, 2007).
A farmácia comunitária ocupa um importante espaço no cenário da saúde pública brasileira, como local de dispensação de medicamentos e de contínua promoção do consumo de medicamentos para a população. Nesses estabelecimentos, o usuário busca através do consumo de produtos, prescritos ou não, o restabelecimento da sua saúde (BASTOS; CAETANO, 2004).
O principal objetivo da farmácia comunitária é a cedência de medicamentos em condições que minimizem os riscos associados ao seu uso e que permitam a avaliação dos resultados clínicos destes de forma a reduzir a mobilidade e mortalidade que lhe estão associadas. Sem nunca abdicar de uma atitude de disponibilidade e interesse para com os utentes atendendo às necessidades particulares de cada um, reflete-se assim o conceito de Cuidados Farmacêuticos permitindo integrar e articular todos os serviços, funções e responsabilidades do farmacêutico centrado no seu doente. O atendimento ao balcão pelo farmacêutico permite perceber quais as necessidades de cada possui, ouvindo-o e aconselhando-o, tornando assim a farmácia comunitária um espaço não só de promoção de saúde, mas também de relação humana (ALANO, 2005).
A dispensação é o ato profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente, como resposta a apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Neste ato o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento. São elementos importantes da orientação, entre outros, a ênfase no cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação dos produtos (PORTARIA Nº 3.916, DE 30 DE OUTUBRO DE 1998).
O estágio na farmácia comunitária permite aos alunos ter um amplo espaço aberto para conhecimento de todas as atuações e cotidiano de um farmacêutico no estabelecimento de saúde, desde a dispensação até a atenção individual a cada paciente.
1 Caracterização da Empresa
- Razão Social – Farmácia Hoffmann LTDA
- Nome Comercial – Farmácia Mercedes
- Principais produtos e serviços – Medicamentos; Utilidades Higiênicas; Atenção Farmacêutica
- Endereço –Av João XXIII, 510–Centro– Mercedes/ PR
- Farmacêutico Responsável: Ecio Hoffmann / CRF- PR 14406
- Horário de Funcionamento: 07:30 ás 18:30 horas.
- Número de Colaboradores: 05 colaboradores.
- Estabelecimento de rotina diária
- Número de atendimentos diários: 100 pessoas
- Ocorrências – Não houve ocorrências durante o período de estágio.
- Aplicações de injetáveis: Durante o período de estágio foram realizadas 10 aplicações de injetáveis.
- Verificação da PA: Em média 4 aferições diárias.
- Organização da Farmácia:
Os medicamentos estão distribuídos nas prateleiras em ordem alfabética, sendo classificados entre referência; similar e genérico, os demais produtos de higiene e perfumaria esta disposto aos clientes em prateleiras. Os medicamentos controlados de acordo com a portaria 344/98 estão sob responsabilidade do farmacêutico e armazenados em um armário com chave, cujo somente o próprio pode ter acesso. Produtos em categoria de pré-vencidos também estão sob um armazenamento diferencial em prateleira para possível alerta de validade.
- Outros serviços que a farmácia oferece:
Recebimentos de boletos bancários; recebimento de conta de luz; recarga de celular e venda de chip.
- Cumprimento da RDC N° 44/2009:
De acordo com a lei vigente todos os pontos não destacados dentro deste tópico estão de acordo com a legislação, destacamos as não conformidades geradas pelo estabelecimento em comparação ao anexo RDC N° 44/2009:
- Cumprimento da RDC N° 44/2010 e RDC 20/2011 (Antibióticos):
A farmácia está de acordo com o cumprimento mediante ao ato da apresentação da receita, sendo a 1ª via retida ao estabelecimento e a 2ª devolvida ao paciente e carimbada e rubricada como comprovante de atendimento.
...