RESENHA CRÍTICA ATUAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO FRENTE ÀS HEPATITES VIRAIS
Por: Tatiana Karina • 15/3/2022 • Resenha • 476 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
RESENHA CRÍTICA
ATUAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO FRENTE ÀS HEPATITES VIRAIS
Clelia Natally Dantas Ribeiro
Deljanaina Ferreira de Lima
Deyzyane cruz da Silva
Joseilce Oliveira Da Silva
Matheus Arruda
Nathália Joyce de Macedo Borges
Tatiana Karina de Barros Rodrigues Medeiros
GODOY, Francielle Fernandes Marques. Atuação do Sisitema Imunológico frente às hepatites virais. São José do rio Preto: UNILAGO, 2017. 10 p.
O artigo trata sobre uma revisão bibliográfica de como o sistema imunológico atua diante das hepatites virais, dos tipos B, C e D (que podem se tornar doenças crônicas) e as hepatites A e E (que se manifesta de forma aguda e são logo eliminadas do organismo). A autora inicia com um breve relato histórico, dos primeiros indícios das hepatites virais e, em seguida, trata de cada tipo de hepatite, seus meios de transmissão, tempo de incubação, desenvolvimento, diagnóstico e o tratamento disponível.
De acordo com a autora o sistema imunológico é formado por células e moléculas que tem como função principal reconhecer e destruir os agentes causadores de doenças e tudo o que for estranho ao corpo impedindo, assim, a replicação viral e eliminando as células infectadas. O sistema imunológico irá atuar de 2 maneiras: primeiro, por meio da imunidade inata, que é inespecífica e está presente desde o nosso nascimento, e que age, imediatamente, após o contato com o vírus, sendo composta de barreiras epitelias, células circulantes, proteínas e pelo sistema complemento que irá atuar no reconhecimento do antígeno viral e na ativação das células NK que terão como objetivo: a destruição da célula infectada e o impedimento da replicação viral; e, em segundo lugar, o sistema imunológico irá agir por meio da imunidade adaptativa, que é específica e está dividade em: imunidade humoral composta pelos linfócitos B que irão produzir os anticorpos e terá como função a opsonização e a neutralização do vírus; e, também, pela imunidade celular composta pelos lifócitos T CD8 que ficarão responsáveis pela eliminação do vírus na esfera intra celular.
Francielle destaca que uma das consequências das infecções causadas pelas hepatites virais consiste na formação de imuno complexos (complexo antígeno-anticorpo), que tem como característica a formação de cadeias longas e insolúveis e que causam uma inflamação nos vasos conhecida como vasculite sistêmica.
A autora aborda o assunto de forma técnica e objetiva. Trata da importância de se realizar ações práticas que visem a conscientização da população e da prevenção das hepatites virais. Alguns aspectos poderiam ter sido abordados, tais como: a diferenciação das hepatites causadas por vírus de RNA (hepatites A, C, D e E) e da hepatite causada por vírus de DNA (hepatite B) e, também , explicar sobre a atuação dos linfócitos T CD4 nas hepatites virais.
Referências
GODOY, Francielle Fernandes Marques. Atuação do Sisitema Imunológico frente às hepatites virais. São José do rio Preto: UNILAGO, 2017. 10 p.
...