Relatório Química Orgânica temperatura de fusão de uma substancia
Por: felipeeferreira • 16/12/2015 • Relatório de pesquisa • 381 Palavras (2 Páginas) • 503 Visualizações
No experimento realizado, foram analisados a temperatura de fusão do naftaleno, e foram observados seu ponto de fusão e o seu comportamento em determinados espaços de tempo e temperatura, obtendo-se curvas de aquecimento e resfriamento. Na técnica utilizada, foram colocados um pequena amostra de naftaleno em um tubo de ensaio juntamente com um termômetro, observando a variação da temperatura e o seu efeito no naftaleno.
- OBJETIVO
Determinar o ponto de fusão usando o método gráfico da curva de aquecimento e solidificação, pelo resfriamento.
- MATERIAL E REAGENTES
- Tubo de ensaio;
- Naftaleno (pulverizado);
- Termômetro;
- Manta aquecedora.
- MÉTODOS
3.1 Curva de aquecimento
Foram montados os equipamentos de forma ao termômetro registra a variação de temperatura no tubo de ensaio, com o naftaleno imerso em água. Aquecemos lentamente a água no béquer. Quando a temperatura atingiu 60°C a anotar o seu valor a cada 30 segundos, até atingir 90°C.
3.2 Curva de Resfriamento
Sem retirar o tubo com naftaleno de dentro do béquer com água, anotamos a temperatura de resfriamento do naftaleno a cada 30 segundos, até atingir novamente a temperatura de 60°C.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Curva de Aquecimento
Através do experimento realizado podemos verificar que o naftaleno ao atingir a temperatura de 80,0°C começa a se fundir, e ao chegar à temperatura de aproximadamente 81,0°C já se encontra todo no estado líquido.
Curva de Resfriamento
Através deste, também verificamos que ao atingir a temperatura de 79°C, o naftaleno líquido passa a se solidificar, e aos 78°C já se encontra totalmente no estado sólido.
Essa experiência nos forneceu um maior conhecimento sobre ponto de fusão e como ocorre esse processo com a substância naftaleno. Com esta podemos verificar o grau de pureza da amostra durante todo o processo.
Ao final, construímos dois gráficos, mostrando de uma forma objetiva o que ocorre com a temperatura do naftaleno durante um intervalo de tempo, tanto no aquecimento para que acontecesse sua fusão, quanto no resfriamento para sua solidificação.
[pic 1]
Referências:
MARTINEZ, G. R.; MEDEIROS, M.H.G.; MASCIO. P.D. Utilização de endoperóxidos de derivados de naftaleno como fontes químicas de oxigênio singlete em sistemas biológicos, Departamento de Bioquímica - Instituto de Química - Universidade de São Paulo-SP,
ALTHAUS, M. M.; LEAL, L.; SILVEIRA, F.; ZUFFELLATO-RIBAS, K. C.; RIBAS, L. L. F. Influência do ácido naftaleno acético e dois tipos de substrato no enraizamento de estacas de jasmim-amarelo. Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690.
...