A Paralisia Cerebral na Fisioterapia
Por: Geovanamelo • 20/7/2020 • Trabalho acadêmico • 674 Palavras (3 Páginas) • 387 Visualizações
[pic 1]
Definição:
Paralisia cerebral é uma desordem do movimento e da postura, persistente, porém variável, presente nos dois primeiros anos de vida pela interferência no desenvolvimento do SNC, causada por uma desordem não progressiva.
Causas Pré, Peri e Pós natais no paciente com paralisia cerebral
- Causas pré-natais – são fatores causais que ocorre antes do nascimento, fase intrauterina... exemplo disso é pelo uso de drogas, por parentes (consanguinidade), genética.
- Causa peri- natal – ocorre durante o nascimento ... exemplo: tempo de gestação, tipo de parto (Cesária, normal, fórceps), tempo de duração do trabalho de parto.
- Causa pós-natal – ocorre após o nascimento até os dois anos... exemplo: meningite, maus tratos, trauma físico, cardiopatia, pneumopátias.
Diferencie as classificações topográfica e clínica da Paralisia Cerebral
A classificação da paralisia cerebral é feita de acordo com o local da lesão no SNC, da sintomatologia e da topografia corporal, levando em conta os membros atingidos pelo comprometimento.
- Classificação da topografia: classificação de acordo com o membro afetado
- Classificação Clinica: classificação de acordo com a área da lesão
Explique a classificação topográfica da Paralisia Cerebral
- Quadriplégica / Tetraplegia ou Tetraparesia: Envolvimento dos quatro membros;
- Diplegia ou diparesia: Envolvimento dos quatro membros, com as pernas mais afetadas do que os braços.
- Triplegia ou triparesia: Envolvimento de três membros.
- Hemiplegia ou hemiparesia: Um lado do corpo é afetado;
- Monoplegia ou monoparesia: Um membro é afetado.
Explique os tipos clínicos da PC e associe com o respectivo tipo de tônus muscular e área de lesão:
Paralisia cerebral espástica: Lesão do neurônio motor superior, apresentando hipertonia elástica, Hiperreflexia osteo tendinea, clonus associado, paresia/ plegia e posturas anormais.
Paralisia cerebral discinética: (extrapiramidal) lesão no núcleo da base, apresentando movimentos involuntário coreico, atetóide e distónico.
Paralisia cerebral ataxica: Ocorre lesão no cerebelo, apresentando incordenancia motora, distúrbio de desequilíbrio, dismetria do movimento, hipotonia e tremor no movimento.
Explique o objetivo das escalas de avaliação Gross Motor Function Classification System (GMFCS) e a Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI).
A GMFCS avalia o movimento iniciado pelo paciente e sua necessidade de tecnologia assistida, avaliando assim a qualidade de seu desempenho.
Tem por objetivo classificar a função motora grossa da criança com ênfase no movimento de sentar e caminha por meio de 5 níveis motores presentes, e estas existem em cada uma das divisões nas seguintes faixas etárias: 0-2 anos, 2-4 anos, 4-6 anos, 6-12 anos e 12-18 anos. Em cada uma dessas faixa etária existem particularidade ao nivel do que se espera no desempenho motor de cada paciente.
...