Abordagem fisioterapeutica na Pré-Protetização
Por: Shirley Campos • 23/10/2016 • Trabalho acadêmico • 4.618 Palavras (19 Páginas) • 1.175 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO DE CIÊNCIA DA SAÚDE – ICS[pic 3][pic 4]
CURSO DE FISIOTERAPIA
SHIRLEY FERREIRA CAMPOS
ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA PRÉ-PROTETIZAÇÃO DE AMPUTADOS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
2016
SHIRLEY FERREIRA CAMPOS[pic 5]
ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA PRÉ-PROTETIZAÇÃO DE AMPUTADOS
Seminário apresentado à Universidade Paulista -
UNIP como parte das exigências da disciplina de
Estágio Supervisionado do curso de Fisioterapia.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
2016
SUMÁRIO[pic 6]
SUMÁRIO 2
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO GERAL 4
3. MATERIAIS E MÉTODOS 5
4. AMPUTAÇÃO 6
4.1 Etiologia das Amputações 6
4.2 Incidência 7
4.3 Tratamento médico/Procedimento cirúrgico 8
4.4 Tratamento farmacêutico 9
5. AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA DO PACIENTE AMPUTADO 9
5.1 Exame físico 10
5.TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO NAS AMPUTAÇÕES 10
5.1 Fase de pré-protetização 10
5.2 Caso Clínico 11
5.3 Objetivos 11
5.4 Condutas 12
5.5 Técnicas 12
5.5.1 Cicatrização 12
5.5.2 Controle de edema e modelamento do coto 12
5.5.2.1 Técnica de enfaixamento 13
5.5.3 Dessensibilização da região amputada 15
5.5.4 Dores e sensações fantasmas 16
5.5.5 Impedir e eliminar contraturas prevenindo deformidades secundárias. 17
5.5.6 Fortalecer musculatura global e treinar equilíbrio 17
5.5.7 Treinar marcha e estimular independência das transferências 17
5.5.8 Educação do paciente 18
CONCLUSÃO 19
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1.INTRODUÇÃO
Concebe-se que a amputação é a retirada cirúrgica, total ou parcial, de um membro, sabe-se que a amputação é uma palavra derivada do latim tendo o significado de ambi = ao redor de/em torno de e putatio = podar/retirar, porém, os pacientes que não possuem um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, acabam relacionando termo “amputação” ao terror, derrota e mutilação, trazendo de forma implícita uma analogia com incapacidade e dependência.
A cirurgia de amputação tem por objetivo retirar o membro acometido e criar novas perspectivas para a melhora da função da região amputada. O cirurgião deve ter em mente que, ao amputar um segmento corporal do paciente, estará criando um novo órgão de contato com o meio exterior, o coto de amputação, e deverá planejar a estratégia cirúrgica antevendo um determinado processo de reabilitação.
O fisioterapeuta realiza um papel fundamental quanto à reeducação funcional do amputado, acompanhando o paciente em todos os estágios do programa de reabilitação, fazendo parte de uma equipe multidisciplinar, supervisionando e tratando desde o estágio pré-operatório, até mesmo na educação de mobilidade pós-protética e, se tiver a necessidade, em cuidados de manutenção das funções musculoesqueléticas. Nesse sentido, é muito importante a presença do fisioterapeuta no processo dinâmico, criativo, progressivo e educativo, restaurando a participação do indivíduo nos meios família, comunidade e sociedade.
2. OBJETIVO GERAL
O objetivo deste trabalho é demonstrar as características clínicas apresentadas pelos indivíduos amputados na fase de pré-protetização, bem como, sua reabilitação por meio de tratamento fisioterapêutico.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para a obtenção deste trabalho foi realizada uma revisão da literatura tendo como fonte livros acadêmicos e as seguintes bases de dados; PubMed, Scielo, PeDro e google acadêmico acerca de assuntos relevantes ao tema proposto, desta forma buscou-se materiais que abordassem desde o conceito de amputação até os tratamentos referentes a fase de pré-protetização em indivíduos que sofreram amputação.
4. AMPUTAÇÃO
Amputação é um termo utilizado para definir a retirada cirúrgica ou traumática, parcial ou total de um segmento corpóreo, esta deriva do latim e apresenta o seguinte significado: ambi= ao redor de/ em volta de e putatio=rodar/retirar. Alguns autores relatam que o procedimento de amputação seja uma das técnicas cirúrgicas mais antiga já realizada pela humanidade.
A diferenciação entre amputação e desarticulação é de extrema importância, uma vez que a amputação consiste na remoção da parte de um ou mais membros do corpo causando uma descontinuidade óssea, e a desarticulação consiste na remoção de um ou mais membros do corpo por meio de uma articulação 2.
...