Dermatofuncional Psoriase e Vitiligo
Por: Michelli Santos Moreira • 22/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 1.138 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO
DE
DERMATOFUNCIONAL, PSORIASE E VITILIGO
CAMPO GRANDE – MS
SETEMBRO/2015
[pic 2]
TRABALHO
DE
DERMATOFUNCIONAL
PSORIASE E VITILIGO
NOME: DAYANNE DARC B. DOS SANTOS RA#6658401456
NOME: LUANA APARECIDA DA SILVA RA# 6271252367
NOME: ROSIMERE FERREIRA COSTA RA# 6653388175
NOME: MICHELLI DOS SANTOS MOREIRA RA#6662430895
[pic 3]
[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
CAMPO GRANDE – MS
SETEMBRO/2015
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO........................................................................................................................................02
2 - VITILIGO ................................................................................................................................................03
3 – PSORIASE......................................................................................................................................04 e 05
4 - CONCLUSÃO..........................................................................................................................................06
5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................................07
INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata dois tipos de patologias Vitiligo e Psoriase, ambas podem ser tratadas na área de Fisioterapia Dermatofuncional, aprofundaremos em suas causas específicas tipos de patologias, o desenvolvimento da doença e os recursos utilizados para o tratamento de cada uma delas.
Vitiligo é considerado uma doença crônica despigmentante que acomete á pele com aparecimentos de manchas brancas por qualquer região do corpo, afeta 1% da população antes dos 20 anos de idade.
Psoríase é de uma doença descamativa frequente e crônica, tem suas fases e pode até comprometer as articulações, podendo ser manifesta como: Purido, na região ano genital e couro cabeludo, causando dor particular, fraqueza, calafrios e febre, sua causa ainda e desconhecida, a doença possui uma pré-disposição genética e pode ser ocasionada por infecções, traumatismo, fumo, álcool, drogas, estresse e alimentação inadequada entre outros. E como o vitiligo é uma doença autoimune.
Esta pesquisa tem como objetivo, conhecer melhor estas doenças e saber como trata-las. O que pode ser feito em relação a pacientes que possuam estas doenças. Qual é o papel do fisioterapeuta.
VITILIGO
Vitiligo é considerado uma doença crônica despigmentante que acomete á pele com aparecimentos de manchas brancas por qualquer região do corpo, sua causa é pela perda funcional dos melanócitos da epiderme, ele pode acometer qualquer pessoa independente de cor ou raça, afeta 1% da população antes dos 20 anos de idade. Esta patologia geralmente é imprevisível tendo sua evolução lenta, podendo progredir com novas lesões ou com o aumento das lesões existentes, não são conhecidas exatamente as causas de onde vem essa doença sabemos que há fatores predispostos como os genéticos e os ambientais que podem tornar a pessoa mais suscetível a doença.
O desaparecimento dos melanócitos funcionais pode estar ligados aos imunomediados e os tóxicos e também pode estar envolvidos com os fatores de estresse oxidativo levando a degeneração dos melanócitos, a repigmentação do processo da doença vitiligo pode estar envolvidos com as células melanócitos, melanoblastos, fibroblastos e queratinócitos, sua recuperação pode estar envolvido com a estimulação dos melanócitos da epiderme tanto nas células recém chegadas da bainha externa da raiz, quanto nas células residuais das células da pele.
Sua repigmentação também irá depender dos melanócitos disponíveis de três fontes possíveis, (unidade do folículo pilose que é o principal fornecedor de células de pigmento, das bordas das lesões do vitiligo e dos melanócitos das zonas afetadas). Atualmente pode ser utilizado para tratamento do vitiligo há fototerapia que inclui o ultravioleta B e também o laser HeNe apesar ainda do tratamento dessa patologia ainda ser um desafio terapêutico.
O UVB irá ter ação direta sobre os queratinócitos e assim irá induzir alterações estruturais e funcionais, através do processo imunológico e grande produção de citocinas imunossupressoras que estimulam a migração e a proliferação dos melanócitos, a fototerapia com UVB são mais indicadas para casos de pessoas com psoríase, pitiriase rosa, vitiligo e entre outras patologias similares. Nesta patologia o tratamento pode também ser utilizado o laser HeNe que é de baixa energia e sua radiação emiti aspecto de luz visível além da modulação dos queratinócitos, fibroblastos e melanoblastos, estudos demonstram que o tratamento induz á formação, crescimento e o aumento de melanócitos. Tendo em vista a eficácia da estimulação dos queratinócitos ela tem suficiência para induzir há repigmentação do vitiligo, casos que foram utilizados o laser e a fototerapia foram observados que se tem mais eficácia com a fototerapia.
PSORIASE
É uma doença inflamatória crônicaerimato- descamativa e sua causa ainda e desconhecida, acredita-se que o comportamento paciente influenciam no aparecimento de mudança na saúde, está doença possui uma pré-disposição genética e pode ser ocasionada por infecções, traumatismo, fumo, álcool, drogas, estresse e alimentação inadequada entre outros. É uma doença autoimune. É derivada do grego psora –coçar, erupção.
Cerca de 1 a 3 % e caucasiano sem descriminação de sexo, porem e mais precoce em mulheres. Estudos relatam que a população de raça negra tem uma prevalência de 0,7 %.
...