Patologia Do Vitiligo
Trabalho Escolar: Patologia Do Vitiligo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: an1234567 • 19/8/2014 • 380 Palavras (2 Páginas) • 802 Visualizações
PATOLOGIA DO VITILIGO
Como patologia autoimune, o próprio corpo gera uma reação que faz com que haja destruição dos melanócitos, causando assim, extinção da pigmentação natural da pele. Os melanócitos podem ser destruídos pela ação dos radicais livres ou de componentes tóxicos do ambiente externo. A existência de uma reserva de melanócitos nos folículos pilosos, constituindo a área não afetada pelo vitiligo, é um fator que deve ser considerado no processo de repigmentação natural da pele.
O vitiligo, é uma patologia observada pela primeira vez em 1500 AC e indica a semelhança das manchas brancas do vitiligo com aquelas que o bezerro apresenta em sua pelagem.
Essa doença é um distúrbio de despigmentação da pele e dos pêlos. Apresenta manchas despigmentadas nítidas, que aparecem em qualquer localização da pele, mas há uma predominância por orifícios: olhos, narinas, boca, mamilos, umbigo e genitália. E ela tem um curso de disseminação muito rápida, geralmente poucos meses, e depois estabiliza; ou uma disseminação lenta pelo corpo que pode durar anos. Apenas um por cento da população é acometida pela doença e 50% dos pacientes desenvolvem vitiligo antes dos 20 anos de idade.
A qualidade de vida em pacientes com vitiligo é denotada por baixa autoestima e imagem corporal ruim, além de distúrbios psiquiátricos importantes (até 25% em um estudo). Esta é uma questão especial em crianças e adolescentes, pois estão em processo de formação e desenvolvendo seu senso de identidade. Porém, a maioria desses indivíduos com este transtorno são saudáveis e têm a sensação de pele normal e textura. No entanto, Vitiligo pode ser mais comum em pessoas que têm certas doenças auto-imunes. Estas doenças podem incluir anemia por deficiência de vitamina B-12 é conhecida como anemia perniciosa, doença de Addison, ou distúrbios da tireóide, como hipotireoidismo e hipertireoidismo. Vitiligo tem também um potencial de afetar todas as raças e ambos os sexos igualmente.
Existem vários tipos de vitiligo, sendo estes os mais comuns:
• Simétrico - é o mais comum. As manchas atingem ambos os lados do corpo.
• Assimétrico - é o que atinge um ou outro local da pele sem simetria.
• Segmentar - é o que se localiza somente num segmento do corpo, geralmente correspondendo ao trajeto da distribuição de algum nervo.
• Universal - podendo atingir quase toda a superfície da pele.
...