Estudo de Caso Relação do NASF e a Saúde da Família do Canadá
Por: Lettya Sabino • 30/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 627 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Estudo de caso sobre relação do NASF e a Redução de custos de pacientes crônicos (EUA).
Saúde da Família (Canadá)
Aprimorar um trabalho que já temos seria o ideal e de grande proveito, uma vez que os programas de atenção à Saúde da população não funcionam 100% como deveriam, o acompanhamento de famílias e comunidades, é o ponto mais desenvolvido do sistema de saúde canadense.
Um dos avanços da saúde pública brasileira desde o advento do SUS é expansão da atenção básica. De 1988 a 2014, a quantidade de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) aumentou de 4 000 para mais de 37 300, com a cobertura abrangendo 58% da população brasileira, segundo um artigo da veja.
http://veja.abril.com.br/saude/como-o-proximo-presidente-pode-melhorar-a-saude-brasileira/
Mas não é suficiente: o programa deveria atingir, pelo menos, os 75% dos brasileiros que dependem do SUS.
Dois grandes diferenciais são que:
Em 2000, o governo destinou 800 milhões de dólares para a reforma do programa no Canadá, e lá a verba realmente chega ao destino, diferente do Brasil que se destina um valor mas apenas 30% dele chega, o restante vai pra contratos fraudados, superfaturados e seus desvios.
No Canadá novos médicos têm uma formação que integra várias áreas da saúde e os orienta para o atendimento comunitário e familiar.
Se Juntasse esse foco na melhora para Reforma, funcionamento e desenvolvimento do programa juntamente com um investimento do Governo, sem que haja os famosos desvios de dinheiro que sabemos que no nosso País isso acontece e muito, já teria uma enorme melhora.
Outro Ponto que poderia ser somado ao meu ponto de vista seria:
Sistemas de informação (Reino Unido)
Integração das informações de cada paciente, em um perfil com seu histórico de saúde, melhorando o atendimento, e utilizando a quantidade dos dados para prevenir doenças, sendo possível que o profissional da saúde possa já se informar amplamente sobre o paciente a ser atendido em qualquer Unidade de Saúde apenas com um número de registro, podendo se informar de forma ágil sobre o progresso de Saúde ao longo de todos os atendimentos que aquele paciente teve em qualquer Unidade de Saúde.
Complementando a discussão sobre a relação do NASF e a Redução de custos de pacientes crônicos (EUA).
Vale ressaltar que tem uma grande diferença entre os dois:
Nos Estados Unidos os serviços de Saúde são totalmente privados, por isso a Redução de custo de Pacientes Crônicos ao meu ponto de vista tem propósito, Já no Brasil existem formas desses pacientes serem atendidos pelos diversos programas de Saúde.
O NASF tem uma atuação integrada que permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser Inter setoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.
...