Estudo de caso: Natura Cosméticos SA
Projeto de pesquisa: Estudo de caso: Natura Cosméticos SA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ana82 • 7/7/2014 • Projeto de pesquisa • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 741 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Resende
2014
Ana Carolina Vaz Camacho
Estudo de Caso: Natura Cosméticos S.A.
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Resende
14/06/2014
ROTEIRO DO TRABALHO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
MISSÃO, VISÃO E VALORES
ESTRATÉGIA GENÉRICA
ESTRATÉGIA COMPETITIVA
AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS
DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Introdução
A Natura é a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro,
ostentando um resultado de R$ 1.910 milhões em termos de receita bruta em
2003. A companhia desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos,
fragrâncias e produtos de higiene pessoal, possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos no país.
As vendas diretas representam o principal canal de distribuição dos produtos
Natura, composta por uma rede de 355.000 revendedoras, 35 autônomas no Brasil em 2003 sem relação empregatícia com a empresa, atingindo mais de 5.000 municípios. A empresa está presente na Argentina, Peru e Chile, alcançando a marca de aproximadamente 26.000 revendedores no exterior no final de 2003. Na Bolívia, a empresa vende seus produtos através de um distribuidor independente.
A estratégia definida pela Natura envolve o crescimento do mercado
brasileiro e latino-americano de cosméticos através do canal de vendas diretas.
Para isso, a empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras. A renovação contínua da carteira de produtos através de
investimentos em inovação, assim como na eficiência operacional (que resulta no aumento da escala de produção) são outros pontos que compõem sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca.
2-Desenvolvimento
2.1- MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão
É promover o Bem Estar do indivíduo consigo e com seu corpo.
Visão
A Natura será uma das líderes mundiais do seu ramo, diferenciando-se pela qualidade, por suas Crenças e Valores expressos de forma radical por meio de produtos, serviços e comportamento empresarial que promovam a melhor relação da pessoa consigo mesma, com a natureza e com todos que a cercam.
Valores
A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.
2.2- Estratégia Genérica
A estratégia da Natura é o diferencial.
A empresa brasileira e maior fabricante de cosmético possui identidade e consegue com perfeição se diferenciar dos demais concorrentes. Desafios sociais e ambientais estimulam a inovação, criando valor para os clientes e construindo vantagem competitiva sustentável.
2.3- Estratégia Competitiva
Ter vantagem competitiva é ser uma Natura, difícil de imitar, sustentável, única e superior em relação a seus concorrentes.
2.4- Ambiente Externo – Oportunidades e Ameaças
Toda empresa existe dentro de uma complexa rede de forças ambientais, sendo afetadas pelas Tendênciase sistemas políticos- legais, econômicos, tecnológicos e sociais.
Já as forças tecnológicas abrangem as mudanças na tecnologia que afetam as operações de uma empresa bem como seus produtos eserviços. Por exemplo, fabricantes, bancos e varejistas, utilizaram esses avanços na tecnologia da computação para realizar suas tarefas, política monetária, taxa de desemprego, custos com energia.
2.5 – Ambiente Interno – Forças e Fraquezas
O uso de insumo vegetais, produtos para Maquiagens, Forte relacionamento com os clientes, Grande consumo de Água envolvidos, Distância dos usuários, Gestão Ambiental, Produtos Masculinos, Conhecimento sobre os insumos da Amazônia, Recuperação da Economia, Concorrência Internacional
...