Fibromialgia sintomas, causas, diagnósticos, e protocolos de tratamento fisioterapêutico
Por: mcance • 18/10/2021 • Trabalho acadêmico • 311 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Fibromialgia – sintomas, causas, diagnósticos, e protocolos de tratamento fisioterapeutico.
A fibromialgia (FM) é uma doença reumatologica incurável que gera pontos de dores por todo o corpo do paciente e que estão associadas também a sintomas como fadiga, sono não reparador, depressão e ansiedade.
O paciente descreve a dor causada como uma dor profunda, uma “dor no osso”, e que não sabe se começa em um ponto especifico ou se é uma dor irradiada, geralmente em articulações. A dor relatada é tanta que o paciente não suporta contatos físicos como abraços.
Já o sono, devida a dor intensa, causa um estado de estresse no individuo e o mesmo não consegue dormir profundamente, tendo que mudar de posições durante o sono ou então caminhar para alongar as estruturas.
É uma síndrome que acomete mais as mulheres, porem não possui relação hormonal uma vez que temos casos de mulheres que desenvolvem antes e depois da menopausa. Geralmente as idades entre 30 e 60 anos apresentam os maiores índices de acometimento dessa doença. Há casos que crianças e adolescentes também tenham desenvolvido a FM.
Normalmente a patologia se desenvolve após um evento forte sejam eles físicos, psicológicos ou mesmo infecções graves. Seu diagnostico é inteiramente clinico, não necessitando de exames caso tenha uma boa entrevista clinica.
Os critérios de diagnóstico da FM são:
a) dor por mais de três meses em todo o corpo ou região específica
b) presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos).
Os protocolos geralmente utilizados na fisioterapia para tratamento da FM, visando a diminuição das dores, são:
Os exercícios de alongamento para promover o relaxamento, melhoram a circulação sanguínea, a mobilidade e a flexibilidade muscular, hidroterapia e eletroterapia como TENS para diminuição das dores locais.
A fisioterapia atuará sempre para melhorar a qualidade de vida do paciente, uma vez que a FM não tem cura e o paciente terá de conviver com os sintomas.
...