Fisioterapia baseada em evidências
Por: J Home Office • 10/5/2024 • Trabalho acadêmico • 423 Palavras (2 Páginas) • 59 Visualizações
FISIOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Nome Completo
Matrícula
Curso
TEXTO:
A Fisioterapia baseada em evidências consiste na utilização das melhores evidências científicas para o melhor atendimento da prática clínica profissional. Ela se baseia em três princípios que são: as melhores evidências, a competência profissional e satisfação dos clientes, pois os resultados apresentados pelos pacientes que recebem determinado atendimento são essenciais para uma maior adesão dos profissionais quanto a aplicação do tratamento em questão.
Entende-se por evidência o conhecimento que é produzido pelo método cientifico, ou seja, toda a produção de conhecimento científico na área da fisioterapia tem um propósito de auxiliar os profissionais em sua prática e na tomada de decisões quanto ao procedimento adotado em determinada situação.
Quando o paciente chega ao fisioterapeuta com um problema ou doença, tem-se a primeira fase, onde o fisioterapeuta realiza a formulação da pergunta clínica com base na disfunção apresentada pelo paciente. Em seguida, realiza uma pesquisa em literatura científica buscando escolher dentre as várias evidencias disponíveis as melhores que possa auxiliar o profissional na sua tomada de decisão clínica. Para tanto, é importante a avaliação da qualidade dos estudos, determinando uma hierarquia dessas evidências, escolhendo os artigos onde ponto de partida na avaliação da qualidade da evidência é o delineamento de pesquisa, ressaltando-se que os estudos observacionais podem gerar evidência com nível alto, e ensaios clínicos randomizados podem indicar evidência de nível inferior. Após realizar a avaliação, passa-se a etapa de síntese dessas evidências, para decidir qual tratamento fazer e quais os recursos que irá utilizar no tratamento do paciente e a resolução do problema clínico, aplicando os procedimentos adequados ao caso, considerando as características do paciente.
A importância do desenvolvimento de produções de conhecimentos na área de conhecimento da fisioterapia é reforçada em situações coma enfrentada na pandemia do novo coronavírus, onde a sociedade foi surpreendida com uma doença desconhecida para qual os profissionais em saúde das mais diferentes áreas buscavam conhecimento sobre as estratégias de tratamento. Por esse motivo, ressalta-se a valorização do desenvolvimento de projetos de pesquisa no âmbito acadêmico e profissional através de estudos clínicos randomizados, que são estudos prospectivos com humanos que visam comparar o efeito e o valor de uma intervenção clínica através de seu acompanhamento cientifico e a apresentação dos resultados para toda a comunidade médica e acadêmica.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes metodológicas: Sistema GRADE – Manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_sistema_grade.pdf. Acesso em: 15 set. 2022
...