Transporte Primeiros Socorros
Por: layra1209 • 24/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.926 Palavras (8 Páginas) • 983 Visualizações
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
TRANSPORTE DE VÍTIMAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Geralmente, o socorrista não deve movimentar a vítima, exceto em alguns casos. Em situações de risco iminente no local da emergência é necessário remover a vítima rapidamente. O transporte de emergência é empregado em incêndios, desabamentos, tiroteios, atividades de campo e outras situações que fujam da normalidade. A manobra a ser utilizada depende do peso da vítima, tipo de terreno, equipamentos e número de socorristas.
O transporte de emergência deve ser feito quando o local do acidente oferece perigo iminente (Tráfego descontrolado), incêndio ou ameaça de fogo, possíveis explosões, desmoronamento iminente, possíveis perigos elétricos, gases tóxicos e outros perigos similares, que fazem com que o transporte do paciente seja necessário e urgente, para proteger a equipe de socorro e as vítima
Cuidados que precisam de reposicionamento - Às vezes você deverá transportar uma vítima para uma superfície dura para fazer a RCP, ou mobilizá-la para ter acesso a uma grande hemorragia. É preciso usar corretamente as técnicas de levantamento da vítima para evitar danos nas suas costas ou no joelho. É Importante que trabalhe com as coxas nos movimentos de agachamento ou avanço do que com a região lombar
TÉCNICAS DE RESGATE PARA UM SOCORRISTA
Auxílio para andar ou de apoio
-Um único socorrista atua como muleta para auxiliar a vítima a caminhar.
-Indicado para casos de luxações, entorse, fraturas de membros inferiores (sem hemorragia). Este tipo de transporte é usado para as vítimas de vertigem, de desmaio, com ferimentos leves ou pequenas perturbações que não os tornem inconscientes e que lhes permitam caminhar.é indicado para envenenados.
-O socorrista passa o braço da vítima por trás do seu pescoço e a apoia a sua outra mão na cintura da vítima. Assim, diminuindo o impacto com os membros machucados. Fazendo com que os dois possam caminhar.
Remoção por cobertor
-O socorrista coloca a vítima sobre um cobertor e a arrasta para um local seguro.
-É preciso enrolar a vítima em um cobertor da melhor forma possível, preservando o alinhamento cervical.
-Primeiro Passo é estender um cobertor ao lado da vítima e dobrar metade do cobertor em pregas longitudinais. Logo depois, role a vítima no sentido oposto do socorrista, enfiando a parte pregada do cobertor por baixo da vítima. Em seguida, role a vítima até o centro do cobertor deixando-a deitada de costas e envolva com segurança. Finalmente, pegue a parte do cobertor que esta embaixo da cabeça da vítima e puxe-a em sua direção.
Remoção pela camisa
-O socorrista utiliza a camisa da vítima como alça para puxá-la
-Indicado no caso da vítima apresentar lesão cervical conhecida ou suspeita
-Camisetas não são indicadas para esse tipo de remoção pois esticam muito para serem eficazes
Remoção por Lençol
-Método de remoção no qual o socorrista cria um arreio comprido com um lençol, passa-o por baixo das axilas da vítima e o utiliza para puxá-lo.
TÉCNICAS DE RESGATE PARA DOIS OU MAIS SOCORRISTAS
Pegada Larga (Cadeirinha)
-Utilizado para levantar e remover vítimas. -Não é recomendada quando há lesões confirmadas na região cervical ou lombar. -Devem haver dois socorristas. -Os socorristas seguram os antebraços um do outro, a vítima cai sobre os braços dos socorristas e os braços da vítima deverão passar por trás do pescoço dos socorristas.
Pegada pelas extremidades ou remoção por levantamento dos membros
-Não é utilizado em casos de suspeitas de lesões.
-Transporte realizado por dois socorristas
-O socorrista que apoia o tórax da vítima passa os braços por baixo da mesma e cruza-o sobre o peito da vítima. As costas da vítima devem estar em contato com o peito do socorrista.
O outro socorrista ajoelha de costa para a vítima, coloca as pernas da vítima sobre as suas, abraça as pernas da vítima e se levanta.
Remoção em cadeira
-Se houver uma cadeira perto. Ela será usada como maca.
-Indicado se não houver lesões ou inconsciência
-Sente a vítima na cadeira e então um socorrista
carrega o encosto e o outro carrega as pernas.
Transporte de Arrasto em Lençol
-Manobra de Retirada de Acidentado, com Suspeita de Fratura de Coluna.
-Com quatro pessoas, cada um segura uma das pontas do lençol, cobertor ou lona, formando uma espécie de rede onde é colocada e transportada a vítima.
-Este transporte não serve para lesões de coluna. Nestes casos a vítima deve ser transportada em superfície rígida. -Seguram-se as pontas de uma das extremidades do lençol, cobertor ou lona, onde se encontra apoiada a cabeça do acidentado, suspende-se um pouco e arrasta-se a pessoa para o local desejado
Transporte de Lençol
...