Resumo sistemático fono
Por: Bruna Santos • 1/10/2019 • Resenha • 565 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
RESUMO SISTEMÁTICO
- OS SONS DA FALA, VOGAIS, CONSOANTES E PROSOPOPEIA DO PORTUGUÊS
- Os sons da fala
A cadeia da fala envolve três estágios:
- Linguístico no qual refere-se à construção da mensagem;
- Fisiológico no qual se designa à expressão e recepção do sinal que envolve a mensagem;
- Acústico no qual se distingue dois anteriores por ser externo e comum tanto ao falante quanto ao ouvinte, conforme figura 1
Figura 1 – Cadeia da fala
[pic 1]
Fonte: Manual de fonética acústica (2015).
A Fonética Acústica manifesta como caracterizar e estimar os sons da fala, e também como a qualidade desses sons está atrelada com o modo de gera-los. Com o objetivo de caracterizar e estimar os sons da fala, tem-se as seguintes:
- Vibração: as ondas sonoras são decorrentes da vibração.
- Intensidade: este fator está atrelado com a amplitude de um som, caracterizando a pressão produzida sobre as partículas de ar no decorrer da vibração.
- Harmônicos: são frequências múltiplas completas da frequência fundamental
- Ressonâncias: refere-se a associação de entre ondas sonoras criadas por corpos que possuem a mesma frequência natural de vibração e que passam a vibrar também, ocasionando em um reforço da frequência natural.
- Vogais
- Segmento vocálico: a passagem da corrente de ar não é descontinuada na linha central e, portanto, não há obstrução ou fricção.
As vogais comumente manifestam 4 formantes, denominados: F1, F2, F3 e F4. No entanto, é possível configurar as vogais com os dois primeiros formantes, tendo em vista que o F1 representa a altura da língua e o F2 o movimento horizontal da língua.
Com isto, a figura 2 apresenta um diagrama esquemático do posicionamento das vogais com relação à altura e ao recuo/adiantamento da língua no trato oral.
Figura 2 – Posição da língua e sua vértice
[pic 2]
Fonte: Mendes (2019).
- Consoantes
- Segmento Consonantal: um som é originado com algum tipo de oclusão nas cavidades supraglotais, de modo que aconteça oclusão total ou parcial da passagem as corrente de ar ocasionando ou não em ficção.
Os parâmetros de classificação das consoantes são os seguintes:
- O ponto de articulação: bilabiais, lábio-dentais, apico-dentais, alveolares, palatais e velares, de acordo com as regiões da boca na qual são ocasionadas e os articuladores que as estimulam.
- O modo de articulação: oclusivas, fricativas, laterais e vibrantes de acordo com o tipo de constrição que manifestão à passagem do ar.
Figura 3 – Classificação tradicional das consoantes
[pic 3]Fonte: Instituto Camões (2008).
- Prosopopeia do português
Este é a área da linguística no qual analisa as características fônicas da cadeia da fala. Este item está relacionado com os seguintes itens:
...