A BACTERIOLOGIA CLÍNICA
Por: Melissalinhares • 3/3/2021 • Relatório de pesquisa • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 286 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO UNIAN CAMPUS SANTO ANDRÉ – UNIDADE 3[pic 1]
GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA
DISCIPLINA: BACTERIOLOGIA CLÍNICA
EVELINE DE SOUZA BRITO SILVA
KAROLINE SANTOS DE BRITO
MELISSA LINHARES RIBEIRO HERNANDES
ANTIBIOGRAMA E MEIOS DE CULTURA
SANTO ANDRÉ (SP)
2018
EVELINE DE SOUZA BRITO SILVA
KAROLINE SANTOS DE BRITO
MELISSA LINHARES RIBEIRO HERNANDES
ANTIBIOGRAMA E MEIOS DE CULTURA
Relatório da aula prática da disciplina de Bacteriologia Clínica, apresentado como requisito parcial para obtenção da nota de atividades. Elaborado sob a orientação da Prof. Mariana de Melo Rocha.
SANTO ANDRÉ (SP)
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................03
OBJETIVO........................................................................................................05
MATERIAIS E MÉTODOS................................................................................05
RESULTADOS..................................................................................................08
DISCUSSÃO.....................................................................................................10
CONCLUSÃO...................................................................................................10
REFERÊNCIAS................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Os meios de cultura são um preparado químico formulado com os nutrientes fundamentais para que microrganismos se multipliquem. Dessa forma, é possível identificar, analisar e pesquisar o resultado dessa multiplicação celular.(1)
O meio de cultura é composto principalmente por fontes de carbono e energia (açúcares), fósforo, sais minerais, nitrogênio. Para testes de organismos específicos, muitos outros componentes são utilizados para fabricar um meio de cultura, este é o chamado meio seletivo, onde conseguimos nutrir o crescimento dos micro-organismos que serão objetos de investigação. O crescimento dos microrganismos nos diferentes tipos de meios de cultura, fornece as primeiras informações para a sua identificação. É importante conhecer o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adequar ao perfil bacteriano esperado para cada material.(1)
Diversos outros componentes podem ser encontrados em um meio de cultura específico para determinado organismo, satisfazendo as condições ideais para os testes. Cada tipo de meio de cultura é indicado para uma função e um microrganismo específicos: alguns visam nutrir e estimular o crescimento, enquanto outros inibem determinado organismo e até indicam seu potencial hidrogeniônico.(1)
Principais meios de cultura:
ÁGAR NUTRIENTE
Simples, de fácil preparo e barato, é utilizado na análise de água, alimentos e leite como meio para cultivo de amostras submetidas a exames bacteriológicos e isolamento de organismos para culturas puras.(1)
ÁGAR MACCONKEY
Destinado para o crescimento de bactérias Gram negativas e indica a fermentação de lactose. Colônias de bactérias que fermentam lactose tornam o meio rosa choque e as bactérias que não são fermentadoras de lactose tornam o meio amarelo claro.(1)
ÁGAR SANGUE
De coloração vermelha escura e opaca, oferece excelentes condições de crescimento para a maioria dos microrganismos.(1)
ÁGAR SALMONELLA-SHIGELLA
Possui componentes que inibem microrganismos gram positivos. Permite selecionar e isolar espécies de Salmonella e Shigella em amostras de fezes, alimentos e água.(1)
ÁGAR CHOCOLATE
Utilizado para o cultivo de microrganismos exigentes, embora cresçam neste meio quase todos os tipos de microrganismos. À base do meio, é adicionado sangue de cavalo, carneiro ou coelho em temperatura alta, o que faz com que as hemácias se rompam, liberando hemina e hematina, compostos fundamentais para o crescimento dos microrganismos exigentes.(1)
Antibiograma
Após o preparo do meio de cultura é possível realizar vários testes, entre eles o antibiograma.
O antibiograma é um ensaio que mede a sensibilidade/resistência de uma bactéria a um ou mais agentes antimicrobianos. Seu objetivo é tanto a análise do espectro de sensibilidade/resistência a drogas de uma bactéria quanto a determinação da concentração mínima inibitória.(2/3)
O Ágar de Mueller Hinton é recomendado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o teste de sensibilidade/resistência a antibióticos de bactérias Gram positivas e Gram negativas, aeróbicas ou anaeróbicas facultativas, comumente encontradas em alimentos e espécimes clínicos. O teste, denominado antibiograma, é feito utilizando-se discos de difusão antibióticos depositados sobre a superfície do meio onde se inoculou, por espalhamento, uma amostra de uma cultura bacteriana previamente crescida em meio líquido.(2)
OBJETIVO
Através do meio de cultura, o objetivo da aula prática foi verificar e analisar a sensibilidade e resistência de oito antibióticos para dois tipos de bactérias e a determinação da concentração mínima inibitória.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais e métodos do preparo do meio de cultura:
Solução líquida
- Tubos de ensaios
- Balança de precisão
- Bastão de vidro
- Pipeta volumétrica
- Béquer
- Proveta
- Autoclave
- Água peptonada tamponada
- Água destilada
Modo de preparo:
1 – No béquer foi colocado 2 gramas de água peptonada, o qual foi pesado em balança de precisão.
...