A Enfermagem Médico - cirúrgica
Por: pbessa01 • 13/2/2018 • Relatório de pesquisa • 1.439 Palavras (6 Páginas) • 361 Visualizações
Instituto Politécnico de Viseu[pic 1][pic 2]
Escola Superior de Saúde de Viseu
31º Curso de Licenciatura de Enfermagem
Ensino clinico VIII – Médico-cirúrgica Centro Hospitalar Tondela Viseu
Projeto de Estágio
[pic 3]
Instituto Politécnico de Viseu[pic 4][pic 5]
Escola Superior de Saúde de Viseu
31º Curso de Licenciatura de Enfermagem
Ensino clinico VIII – Médico-cirúrgica Centro Hospitalar Tondela Viseu
Projeto de Estágio
Trabalho realizado no âmbito do Ensino Clínico VIII – Médico-cirúrgica, no serviço de Cardiologia, inserido no plano curricular do 4º ano, 7º semestre do curso de Licenciatura em Enfermagem, sob orientação de:
Professor António Madureira Dias
Enfermeira Ana Paula
Enfermeira Claudia
Viseu, Janeiro de 2018
Índice
Introdução 4
Serviço de Cardiologia 5
Objetivos Gerais do Ensino Clínico 6
Objetivos Específicos do Ensino Clinico 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 10
ANEXOS 11
Horário 12
Introdução
No âmbito do Ensino Clínico VIII – Enfermagem Médico-cirúrgica, do sétimo semestre do quarto ano do curso de Licenciatura em Enfermagem, foi proposto a realização de um Projeto de Estágio tendo por base o instrumento de avaliação da unidade curricular, a finalidade deste documento é estabelecer metas e planear estratégias que as permitam alcançar.
Este Ensino Clínico é realizado no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no serviço de cardiologia, sob a coordenação do Professor Doutor António Madureira Dias e da orientação da Enfermeira Ana Paula e a Enfermeira Cláudia , com a duração de 5 semanas, entre os dias 3 de Janeiro e 2 de Fevereiro, sendo na totalidade 22 turnos.
Este Ensino Clínico tem como objetivos:
- Ser um meio de orientação ao longo do estágio
- Definir objetivos gerais e específicos para o ensino clinico
- Proporcionar uma evolução pessoal a nível das diversas competências
- Delinear estratégias que devem ser realizadas de forma a permitir a aquisição e o treino das competências
- Servir de instrumento de avaliação
A realização deste projeto é um meio facilitador para estabelecer metas e avaliar o meu desempenho para concretizar o que me propus no início.
Este estágio tem a particularidade de ser um estágio de integração à vida profissional ao contrário dos estágios anteriores que realizei, por forma que irei pela primeira vez adotar regime de roullement, constituído por períodos rotativos de manhãs (8-16h), tardes (16-23h) e noites (23-8h) .
Primeiramente irei realizar a caracterização do serviço onde decorre o ensino clínico, de seguida serão apresentados os objetivos e as estratégias para as alcançar, no final será realizada uma avaliação.
Serviço de Cardiologia
O Serviço de Cardiologia situa-se no 4º piso do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) com disposição de 6 enfermarias (4 camas em cada uma) e mais 2 quartos individuais. A equipa de Enfermagem tem rotatividade entre o presente serviço, a Unidade de Cuidados Intensivos Coronários e a unidade de hemodinâmica.
Os diagnósticos de internamento são maioritariamente de Insuficiência Cardíaca e as suas especificidades, Enfarte Agudo do Miocárdio com ou sem supra-elevação do segmento ST e Edema Agudo do Pulmão. Também, é neste serviço, em que os doentes são preparados para a realização de exames como cateterismo cardíaco ou angioplastias e/ou submetidos à colocação de pacemaker, o CDI.
Por fim, os objectivos do serviço de cardiologia passam por assegurar uma oferta de cuidados e de serviços que permitam ganhos em saúde, no âmbito do respetivo perfil assistencial e com uma eficiência de recursos, por forma a garantir o cumprimento dos indicadores de eficiência previstos no Contrato de Gestão; procurar obter a maior satisfação dos clientes e dos profissionais, numa perspetiva de melhoria contínua da qualidade organizacional e assistencial; destacar o Serviço de cardiologia como referência assistencial da área de atuação em que se situa; garantir a sustentabilidade da sua atividade assegurando uma utilização eficaz e eficiente de todos os recursos (técnicos, humanos e materiais); colaborar com os seus elementos médicos e de enfermagem em estudos clínicos/trabalhos de investigação científica, quer como orientadores, quer como apoio a inquéritos; ser uma equipa multidisciplinar coesa, para que o cliente e a família se sintam integrados e a sua recuperação se faça o mais precoce possível.
Objetivos Gerais do Ensino Clínico
A grande finalidade deste ensino clínico é proporcionar experiencias clínicas de aprendizagem que nos possibilite aplicar os conhecimentos e as técnicas aprendidas na área de Enfermagem Médico-Cirurgica no contexto do utente de médio e alto risco.
Os objetivos gerais enunciados seguidamente foram definidos como uma forma de constituir para mim uma base de apoio e uma linha orientadora em relação às competências de enfermagem que deverei adquirir ao longo deste ensino clínico de apenas cinco semanas. Estes mesmos objetivos foram traçados de acordo com o serviço onde estarei a estagiar nas próximas semanas e ainda com aptidões que deverei adquirir e os aspetos que deverei desenvolver para melhorar o meu desempenho na prestação cuidados de Enfermagem.
...