A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES LABORATORIAIS NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS
Por: Tamires Fraga Prevital Paz • 7/10/2022 • Relatório de pesquisa • 3.731 Palavras (15 Páginas) • 191 Visualizações
FACULDADE CAPIXABA DA SERRA
MULTIVIX
TAMIRES FRAGA PREVITAL PAZ
A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES LABORATORIAIS NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS
SERRA - ES
2022
TAMIRES FRAGA PREVITAL PAZ
A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES LABORATORIAIS NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Capixaba da Serra Multivix como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.
Orientadora: Prof. Ma. Márcia Godoy
SERRA - ES
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 Definição do Problema da Pesquisa 4
1.2 Objetivos da Pesquisa 4
1.2.1 Objetivo Geral 4
1.2.2 Objetivos Específicos 4
2. REVISÃO DA LITERATURA 5
2.1. Biomedicina 5
2.2. Diagnóstico em Biomedicina 9
3. MÉTODO 13
4. CRONOGRAMA 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
- INTRODUÇÃO
A biomedicina é um ramo da ciência médica que aplica princípios biológicos e fisiológicos à prática clínica. A biomedicina enfatiza o tratamento padronizado e baseado em evidências, validado por meio de pesquisa biológica, com tratamento administrado por médicos, enfermeiros e outros profissionais licenciados (PIMENTA; FERREIRA, 2019). A biomedicina também pode se relacionar com muitas outras categorias nos campos relacionados à saúde e biológicos. Tem sido o sistema dominante de medicina no mundo ocidental há mais de um século (ROSE; MARTINS, 2010).
A biomedicina e o exame laboratorial vem desenvolvendo biotecnologias nos tratamentos estéticos com métodos de tratamento, porque a estética não só cuida da beleza e do bem-estar do utente, mas da saúde de forma global. (WILLIAMSON, 2016). Há contraindicações para certos tratamentos estéticos, como: gravidez; diabetes; disfunções renais, hepáticase hormonais; hipercolesterolemia; reações inflamatórias, hipertensão, processos alérgicos, etc. Logo, tais indíces podem impossibilitar a indicação do tratamento estético ao utente (BORGES, 2010).
1.1 Definição do Problema da Pesquisa
Qual a importância dos exames laboratoriais nos tratamentos estéticos?
1.2 Objetivos da Pesquisa
1.2.1 Objetivo Geral
Demonstrar a importância dos exames laboratoriais para a triagem dos pacientes que procuram tratamentos estéticos.
1.2.2 Objetivos Específicos
- Conceituar Biomedicina;
- Discorrer sobre Diagnóstico em Biomedicina;
- Verificar a importância dos exames laboratoriais de diagnóstico nos tratamentos estéticos.
2. REVISÃO DA LITERATURA
2.1. Biomedicina
A medicina científica ocidental moderna é frequentemente chamada de biomedicina porque explica a saúde em termos de biologia. Ela atribui importância ao aprendizado da estrutura corporal (anatomia) e sistemas (fisiologia), em particular à compreensão de mecanismos como coração, artérias, nervos, cérebro e assim por diante (CAMARGO JÚNIOR, 2003).
A tradição hipocrática constituía antes da era cristã a única síntese médica. Segundo ele, a terapia consistia em imitar a natureza e elevar as defesas espontâneas do terreno orgânico (FUKUYAMA, 2002; HABERMAS, 2003; KASS, 2002).
Esses conceitos biológicos enriquecidos posteriormente pelas contribuições de Galeno iluminaram a Medicina da antiguidade e do renascimento e são válidos até hoje. Eles constituíram e atualmente constituem uma verdadeira interação entre a Biologia e a Medicina (RELMAN; ANGELL, 2002; CALLON; RABEHARISOA, 2004; ROSE; NOVAS, 2005).
Hipócrates tinha uma visão que abarcava uma dupla abordagem: a clássica da Medicina, quanto à importância do terreno - constituição corporal, estado básico e proporção dos humores - e a ecológica, ao incorporar sua teoria sobre os miasmas. Convido você a ler o pensamento do pai da Medicina a esse respeito em seus escritos: Dos ares, das águas e dos lugares (BROWN, 2003; THROSBY, 2004).
Com o avanço do conhecimento da Biologia durante o século XIX enriquecido pela Teoria da Evolução, Embriologia e Microbiologia; Pesquisadores da área de Ciências Naturais têm se aproximado de uma compreensão profunda das unidades primordiais da vida (BROWN, 2003; THROSBY, 2004). A genética, cunhada por Mendel no século 19, permitiu que os avanços no campo da Medicina focalizassem sua atenção, não só na célula, mas também nas moléculas. Isso permitiu a descoberta da base molecular do cromossomo, explicando a partir desse alfabeto universal inúmeras funções biológicas (BROBERG; ROLL-HANSEN, 1996; FOUCAULT, 2001).
É impossível separar as Ciências Médicas Básicas da Medicina propriamente dita. Com o surgimento da biomedicina, veio um maior conhecimento sobre as causas das doenças infecciosas. Com a maior urbanização durante a Revolução Industrial, vieram as doenças generalizadas, que deram origem ao movimento de saúde pública (NOVAS, 2003).
O princípio fundamental das teorias de saúde pública, de qualquer tipo, era (e é) que a saúde e a doença surgem da relação de indivíduos e populações com seu ambiente natural ou manufaturado, e que a promoção da saúde e do bem-estar requer intervenção para modificar ou transformar aquele ambiente (HABERMAS, 2003; NOVAS, 2003).
A investigação clínica do homem saudável ou doente necessita do apoio da abordagem básica para alcançar um conhecimento completo e aprofundado. As contribuições fornecidas pela pesquisa clínica da própria doença do homem não podem ser isoladas dos eventos básicos. Quando o organismo humano adoece, altera seu equilíbrio psicológico e emocional, trazendo à tona uma série de variações físico-químico-biológicas que devem ser investigadas com as novas ferramentas fornecidas pela Biomedicina (FLECK, 1986; LACEY, 1998; LATOUR, 1997; 2000; 2001; RORTY, 2002; GAYON, 2006).
...