Acidente vascular cerebral
Por: megamaravilha • 22/9/2015 • Relatório de pesquisa • 738 Palavras (3 Páginas) • 443 Visualizações
CAUSAS
O acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando o sangue não esta sendo enviado ao cérebro de maneira correta, se for fornecido com excesso ou ate mesmo se ocorrer ausência de sangue as células começam a morrer, causando a lesão cerebral e alguns casos a vitima não resiste.
Os principais AVCS são: Hemorrágico e isquêmico.
O isquêmico ocorre por um coagulo de sangue que acaba obstruindo a circulação e impede o fornecimento de sangue, as artérias com predisposição são as mais estreitas, dentro do quadro isquêmico também pode ocorrer o ataque Isquêmico transitório (AIT), o sangue sofre um rompimento e não consegue chegar ate o cérebro, apesar de ser passageiro é muito preocupante pois isso já é uma alerta de AVCS com maior potencial.
O hemorrágico é causado pelo rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam sangue ate o coração, a principal causa é a tensão arterial alta, que pode debilitar as artérias do cérebro, causando a ausência de sangue.
A tensão arterial esta ligado a obesidade, excesso ao consumo de álcool, fumar, vida sedentária, acumulo de stress, e também traumatismo craniano.
[pic 1]
Tratamento e prevenção
Para cada causa tem um tratamento ou medicamento, para a redução de nova formação de coágulos nos vasos sanguíneos , para controlar a tensão arterial, colesterol no sangue, são tratados a base de medicamentos de uso continuo na maioria dos casos.
No caso dos AVCS como o isquêmico que ocorre o bloqueio na artéria carótida a principal artéria, geralmente se realiza uma cirurgia, o cirurgião faz uma incisão no pescoço para abrir a artéria carótida para liberar o fluxo sanguíneo.
AVC hemorrágico na maioria dos casos ocorre cirurgia de emergência, pois deve-se realizar o procedimento com agilidade para drenar o sangue do cérebro,e restabelecer o ligamento dos vasos sanguíneos que se romperam, é realizado esse procedimento cirúrgico chamado de craniotomia.
Um dos fatores que colaboram com o AVC são os alimentos que possuem excesso de gorduras, causando o acumulo de placas gordas nas artérias. É indicado uma alimentação voltada aos vegetais, frutas, cereais, o cigarro, bebidas alcoólicas, praticar exercícios.
Pesquisa
Estudo realizado no ano de 2014 na Imperial College London declarou que se realizar a aplicação de células – tronco no cérebro traz a possibilidade de melhora na recuperação do AVC, cientistas acreditam que pode ocorrer um estimulo das células para novos vasos sanguíneos a desenvolverem em áreas que foram prejudicadas, as células foram retiradas da medula ósseo dos cinco pacientes vitimas do AVC.
Segundo os responsáveis da pesquisa os pacientes foram observados por seis meses, afirmam após os testes realizados com os pacientes, de cinco, três conseguiram desenvolver suas atividades rotineiras de forma independente, apesar de terem sofrido AVC grave.
Os estudos continuam sendo realizados e futuramente pretende trazer a descoberta para um grupo maior de vitimas do AVC.
Pós AVC
Os AVCS causam inúmeras deterioração que levam tempo para se reabilitar, é um processo lento e doloroso, que depende da ajuda de uma equipe multidisciplinar, alguns não conseguem recuperar seus movimentos motores, memória, percepção, sensibilidade, entram em depressão , ficam ansiosos, tem dificuldade para desenvolver suas atividades, sofrem algumas alterações .
...